Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

REYNALDO ROCHA

Prezado ministro Celso de Mello,

Permita-me chamá-lo como se o senhor não fosse o que é, nem exerça a mais nobre função que um operador do direito pode exercer.

Sei que o senhor jamais falará sobre o aparelhamento em curso no Supremo Tribunal Federal. A dignidade e honradez que o caracterizam não permitiria. Mas também sei que um jurista com sua inteligência e seus conhecimentos enxerga o que está acontecendo.

Os bombeiros costumam dizer que nenhum incêndio começa grande. É uma das tais verdades óbvias, mas é nelas que reside a sabedoria inquestionável.

Alinho-me às teses dos ministros Luiz Fux, Cármem Lúcia e Marco Aurélio. Mas quem sou eu para sugerir uma nova leitura ao decano do STF? De qualquer forma, sou um cidadão brasileiro. Com uma história minúscula na luta pela moralização deste país, desde o combate à ditadura (quando o Poder Judiciário era a única esperança) até os tristes tempos atuais.

Está em suas mãos – sem exageros dramáticos ou concessões à pieguice – o futuro do Brasil. A nossa esperança. Esperamos que o Supremo, que julgou com coragem, execute a pena com a mesma coragem. Que consolide a percepção de JUSTIÇA que perdemos na caminhada sempre conturbada. Por pedras e por atalhos. Desta vez, até agora não foi assim.

Sou um ex-operador do Direito. Abandonei a carreira jurídica, tenho me orgulho ao constatar que ela nunca me abandonou. E aprendi que a noção de cidadania, o estado de direito, a prestação jurisdicional e devido processo legal, entre tantos outros, são conceitos essenciais.

O estudo do Direito, ao menos das noções básicas, deveria ser obrigatório  em todas as escolas do Brasil. E o julgamento da Ação Penal 470 nos trouxe esse alento, essa sensação de que enfim éramos protegidos por um tribunal de notáveis. Há pouco tempo, discutia-se nas ruas os votos dos ministros. Tentava-se entender a Teoria do Domínio dos Fatos. Buscava-se compreender os graus recursais. A convenção de San José. A importância da Constituição.

É nisso que o povo acredita. E no que os senhores fizeram (com as conhecidas oposições em plenário) nesse processo. O incêndio começou com uma fagulha. Hoje, é incontrolável. Como qualquer incêndio, decorrente de causas naturais ou de  ações criminosas, o fogo é o mesmo.

Sei que o senhor é legalista. Eu sou também. Sou quando acordo, trabalho, respeito as leis, obedeço igualmente àquelas com as quais não concordo e me submeto aos poderes republicanos.

E tenho esperança. A esperança de que nos falava Paulo Freire. A esperança de esperançar, não de esperar. Cansamos de esperar. Esperar o futuro que nunca chega. Esperar a ética retornando ao leito das decisões políticas. Esperar que a democracia seja entendida como diferença e que estas não sejam demonizadas. Esperamos com a certeza de esperançar.

Ministro Celso de Mello, que o senhor fique ainda maior do que já é. Jamais escreveria algo semelhante a outros ministro(a)s do STF.

Escrevo ao senhor sem saber se serei lido. Não se trata de um desabafo. É um pedido de auxílio para continuar acreditando que há um novo caminho.

Depende do senhor.

Respeitosamente,

Um brasileiro.

http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/secao/feira-livre/

Exibições: 203

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de luis carlos em 19 setembro 2013 às 8:13

Ministros do Supremo que de supremo não tem nada tenho direito aos embargos Infringentes também quero que recalculem todos os impostos a mim cobrados e um absurdo de caro onde já se viu sou Brasileiro tenho direito agora também. se bandido pode roubar dinheiro do imposto que pagamos e não vai pra cadeia, quero isto também acho que todos os brasileiros tem o direito de pedir estes embargos porque só a turminha. O povo todo quer mas embargos em tudo saúde educação transporte alimentação .A charão estes embargos lá no fundo do baú pra livrar a Turminha que vergonha!!!!

 

Comentário de petrúcio josé rodrigues em 19 setembro 2013 às 7:36

Caro Luiz Carlos,

não digo mau dia. digo com muita enfase BOM DIA.

A FATIA PODRE DESSE CONCLAVE, FOI POSTA PELO PRESIDENTE DE FATO (LULALÁ), EXATAMENTE PARA  AGIR NESTES  TERMOS E MOMENTOS.

VISLUMBRA-SE AQUI QUE UM NOVO MENSALÃO ESTÁ A TODO VAPOR.

SIM, OS VOTOS DADOS  A FAVOR DE:  "..........INFRIGENTE", DENUNCIAM UM EXTRONDOSO ATAQUE AS INSTITUIÇÕES, E, A UM POVO QUE A CADA INSTANTE  ESTÁ  SENDO PISADO, MACHUCADO E DESMORALISADO.

OS MENINOS CHEGARAM, PORÉM, PRECIAM VOLTAR A TODO VAPOR. ESTA É A NOSSA  ARMA.

Comentário de luis carlos em 18 setembro 2013 às 12:00

HOJE 18 de setembro de 2013 será conhecido como o dia "Do embargos infringentes ". Nunca na Historia de um Brasil o povo esta tão AFLITO.

Comentário de petrúcio josé rodrigues em 18 setembro 2013 às 10:17

LUIZ CARLOS,

CONCORDO COM TUA EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS.

SOMOS UMA NAÇÃO COMPOSTA DE TODOS OS FUNDAMENTOS LEGAIS E INSTITUCIONAIS.

"OS MENINOS" TÊM QUE VOLTAREM AS RUAS. AINDA  HA MUITO À FAZER.

Comentário de ESTEVAM MASCARENHAS em 17 setembro 2013 às 23:04

O Celso de Melo talvez penda pela  maioria silenciosamente e democraticamente, contra uma minoria que pensa e fala e é neste caso, privilegiada e luta por manter seu status.

 

Cheguei a seguinte conclusão. Quem está no poder hoje, são os revolucionários de ontem. Eles se dispuseram a enfrentar a ditatura expondo suas vidas a morte, a cadeia, a tortura e ou exilio. Venceram e assumiram seus objetivos sempre foram à socialização do país e que todos tivessem as mesmas condições de vida. Estão conseguindo os seus intentos com competência e inteligência, Diferentemente de outros países, fazendo aparentemente de forma democrática, sem as matanças e paredões eliminando os contrários (Nós). Para tanto criaram meios de captar recursos, inicialmente o Mensalão a ponta do Iceberg. Depois aperfeiçoaram com as consultorias do José Dirceu, pegam um empresário com a alguma  ideia e compromissado, financia com facilidades com o dinheiro do BNDES, FGTS e pegam uma boa percentagem enriquecendo o PT. Eike Batista contratou 30 geólogos da Petrobras, escolheu uma área aparentemente rica em petróleo, ganha o leilão, abre o capital ao mercado arrecada bilhões, perde tudo, sem duvida uma boa parte remunerou o José Dirceu e o PT, como esse temos a Têxtil que você Conhece muito bem, comprando 23 fabricas nos EEUU, Friboi, Odebrecht obras em Cuba, Angola, Andrade Gutierres, Bancos, Ambev e muitos outros que não sabemos. O que sabemos é que eles têm recursos suficientes para eleger os debutados, senadores, governadores, prefeitos, vereadores, e controlar o Judiciário. Portanto estão conseguindo o que é necessário para fazer nova constituinte, uma Constituição semelhante à Bolivariana e uma cubanização de nosso País de forma absolutamente democrática. Os médicos cubanos é outra fonte de renda, pois será pago ao governo de Cuba bilhões que uma parte retornara para financiar a companha eleitoral a semelhança da Venezuela. Forte interesse de Cuba em manter um executivo amigo que financia seus portos e estradas. Os cubanos vão para regiões pobres, pagos pelo governo federal, vão atender no domicilio e doutrinar as melhorias que o socialismo pode oferecer a eles, são 3 anos para convencê-los a votar no PT. Como 70% da população está nesta condição vão eleger quem quiserem sem problema, os 20% não estão nem ai e a classe mais rica apenas 10% ou muda do país ou perde tudo nivelando aos mais pobres. A receita federal sabe tudo que você recebeu de salario, por fora e ate o que seu filho lhe deu. Vai pedir seu extrato bancário, (dos últimos 5 anos) o que não conseguir explicar vai ser multado e taxado, se negar, ocultação de prova. O Juiz (nomeado pelo PT) autoriza  abrir suas contas por estar sendo sonegada informação, sigilo bancário não existe. Em um momento todas as aplicações serão bloqueadas e confiscadas, As empresas sem recursos serão estatizadas e dirigidas pelos sindicalistas. E nós todos viveremos a semelhança de CUBA. Essa é a minha opinião.

Comentário de Romildo de Paula Leite em 17 setembro 2013 às 20:54

É um pedido de auxílio para continuar acreditando que há um novo caminho.

Depende do senhor.

Comentário de Romildo de Paula Leite em 17 setembro 2013 às 20:53

  Caro Petrúcio, para mostrar a calcinha  será preciso mostrar isso tudo?

Comentário de petrúcio josé rodrigues em 17 setembro 2013 às 7:55

Esta platéia vai dar muito trabalho.

quem for vivo verá!!!........................ são os cinco da pesada.

Havia  em Israel, no governo de Davi um um homem tipo (cardeal) que era  SACERDOTE E SEU NOME ERA ABIATAR.

ESTAVA NO GOVERNO DE  DAVID, E LOGO QUE  ABSALÃO (FILHO DE DAVI) SE REVOLTOU PARA TOMAR O TRONO, ELE  ABANDONOU O REI DAVI E FOI PARA O LADO DO POSSIVEL REI DE ISRAEL (ABSALÃO), POR HAVER MAIS VANTAGENS.

ABIATAR O SACERDOTE, O QUE ELE QUERIA ERA UM SALÁRIO MAIOR. (NÃO TEVE SORTE  PORQUE ABSALÃO NÃO CONSEGUIU SE FIRMAR NO REINADO DE ISRAEL.

OS CINCO ABAIXO SÃO DA  TURMA  DO SACERDOTE ABIATAR. QUALQUER OFERTA  A MAIOR,  É  ESTE O FUNDAMENTO.

Comentário de luis carlos em 16 setembro 2013 às 20:24

Mas e valido todos devemos mostrar nossa indignação não podemos mais aceitar isso parados,quarta feira deveria ter um povão na frente do tribunal e mostrar que um povo unido jamais sera vencido.

Comentário de Mauro Ferreira da Silva em 16 setembro 2013 às 18:40

Excelente o apelo, mas endereçado à pessoa errada!

Os destinatários que deveriam ter recebido este "apelo" são:

Ricardo L.

Teori

Weber 

Tofolli e

Barroso 

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço