Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Rota do Têxtil pode nascer a partir do museu

Fonte: |jn.sapo.pt|
ALEXANDRA LOPES


O Museu da Indústria Têxtil, situado em Famalicão, quer criar uma Rota do Têxtil na Bacia do Ave. A vontade existe há já "muitos anos" mas o responsável pelo museu diz que é preciso estudar os passos a dar para que seja algo "consistente".

"A Adrave criou a Rota do Património Industrial mas não resultou e os próprios responsáveis estão interessados em relançá-la", notou o director do MIT, Lopes Cordeiro.

Para o director do museu, existem várias etapas até que a Rota do Têxtil possa ser criada, desde logo iniciar investigação científica sobre o assunto e definir o modelo de financiamento que a suportará, assim como qual será a entidade gestora. "Queremos criar algo com continuidade e isso passa por haver requisitos de financiamento e alguma entidade que possa gerir a rota", explicou o responsável. Neste momento estão a ser discutidas as "questões teóricas e metodológicas", precisou.

O director do MIT considera que criar uma rota não pode ser apenas "criar uma brochura e lançar uma página na internet". Uma vez que o objectivo é "fixar" os turistas, é necessário ter um conjunto de "ofertas integradas", nomeadamente no que diz respeito ao alojamento. "Famalicão é carenciado nessa área mas se começarmos a atrair turistas não podemos decepcioná-los", apontou.

"Temos um país inteiro com património e não exploramos? Não faz sentido", sublinhou o director do Museu da Indústria Têxtil, Lopes Cordeiro destacando a importância do turismo industrial.

Para o especialista é este tipo de turismo que importa captar para fixar as pessoas já que "o turismo de sol e praia é um modelo que está esgotado"."O turismo é uma fonte de receita e temos de marcar presença com oferta diferenciada", atirou.

Exibições: 74

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço