Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Rússia suspende importações de alimentos em dois continentes

Rússia

Com a recusa dos russos pelo rebanho brasileiro, tendência é diminuir o preço da carne

A Rússia suspenderá as importações de carnes e outros produtos de proteína animal de 89 processadoras de carnes em três Estados brasileiros a partir de 15 de junho por não atenderem ao padrão do país, disse nesta quinta-feira Alexei Alexeyenko, porta-voz do órgão para segurança alimentar, Rosselkhoznadzor, segundo a agência russa de notícias Interfax. Carnes de 23 unidades do Estado de Mato Grosso, 16 delas produtoras de carne bovina; de 27 do Rio Grande do Sul, das quais 10 produzem carne de frango; e de 39 no Paraná, das quais 16 de carne de frango e 11 de carne suína.

Antes do embargo, o Brasil contava com 236 fazendas elegíveis para exportar para a Rússia.

– Essencialmente, o embargo é um voto de não-confiança nos serviços veterinários destes Estados, que não foram capazes de introduzir um sistema para atender os requerimentos da União Alfandegária – disse Alexeyenko de acordo com a agência.

Em 2010, o produto brasileiro respondeu por 35%, ou 215 mil toneladas, das importações de carne suína da Rússia; 45%, ou 269 mil toneladas de carne bovina; e 19%o, ou 121 mil toneladas, das de carne de frango.

Vegetais europeus

O mesmo receio de contaminação de seus cidadãos também levou a Rússia a proibir a importação de vegetais crus da União Europeia, nesta quinta-feira, por causa do surto mortal de E.coli centralizado na Alemanha, um gesto classificado como “desproporcional” por Bruxelas. Autoridades de saúde alemãs disseram que as infecções, que mataram 17 pessoas e fizeram mais de 1,5 mil adoecer em oito países europeus, podem durar meses e que sua fonte precisa pode nunca ser descoberta.

A Rússia já havia banido os vegetais da Alemanha e da Espanha por conta do surto, pelo qual as autoridades alemãs no início culparam os pepinos contaminados importados da Espanha antes de traçar o caminho do surto e se desculpar a Madri. Gennady Onishchenko, chefe da agência de proteção do consumidor russa, a Rospotrebnadzor, disse que as mortes causadas pelo surto “demonstram que a tão elogiada legislação sanitária da Europa, que a Rússia está sendo exortada a adotar, não funciona”, relatou a Interfax.

A nova proibição entrou em vigor na manhã desta quinta-feira, disse ele, desencadeando o protesto imediato da União Europeia. A Espanha ameaça entrar com uma ação como reação à crise, e quer compensação para seus fazendeiros, que dizer ter perdido vendas que estão lhes custando 200 milhões de euros por semana e podem deixar 70 mil pessoas sem trabalho. A Comissão Europeia disse estar analisando o que pode fazer a respeito do impacto sobre os produtores.

Reinhard Burger, chefe da agência alemã de controle de doenças Robert Koch Institute (RKI), admitiu que a fonte exata do surto da doença pode nunca ser encontrada.

– Ainda não há indicação de uma fonte definível – afirmou Burger a um comitê parlamentar na quarta-feira, acrescentando ser muito cedo para dizer que se chegou a um patamar de novos casos.

A RKI relatou 365 novos casos de E.coli na quarta-feira e disse que um quarto deles envolve uma complicação de um tipo de E.coli conhecido como E.coli produtor de toxina Shiga (STEC na sigla em inglês), que implica risco de vida . As autoridades não forneceram cifras atualizadas nesta quinta-feira, um feriado na Alemanha, mas parte da mídia relatou no final da quarta-feira que um 17 paciente morreu.

Fonte:|correiodobrasil.com.br|

Exibições: 56

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço