Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Karol Testoni, especialista em moda, promoveu workshop sobre como se vestir em um ambiente de trabalho

Abrir o guarda-roupa e escolher um look para o trabalho ou entrevista de emprego não é uma tarefa fácil. A aparência pode causar tanto uma impressão boa quanto ruim. O visual deve ser selecionado com cuidado e de acordo com o perfil da empresa e o ambiente de trabalho.

Visando abordar a prática da moda e a elegância como ferramentas no trabalho, a especialista e coordenadora do curso de Design de Moda da Faculdade Estácio, Karol Testoni, realizou há um mês um workshop “Como se Vestir”.

A ação foi promovida pela faculdade e teve como objetivo destacar a importância do vestuário correto em diversas ocasiões, em festividades, momentos mais discretos ou descontraídos, assim como as diferentes composições e sua importância na construção de uma imagem adequada, mas principalmente em ambientes de trabalho.

Especialista no setor há 25 anos, Karol Testoni afirma que a moda é algo que acompanha o homem e a mulher moderna a todo o momento no cotidiano. “A moda nos cerca diariamente, seja no lazer, no trabalho ou em qualquer outra atividade. Além disso, apesar de se manifestar em diferentes estilos e gostos, ela segue algumas regrinhas básicas que muitas vezes são esquecidas, o que pode causar gafes em momentos inoportunos”, explica Karol. A especialista afirma também que estas regras não são uma censura ao estilo de cada um, mas apenas protocolos de postura para cada situação. “Em um ambiente de trabalho, por exemplo, o perfil de um designer gráfico, mais despojado e descontraído, pode não ser o mais indicado em um escritório de advocacia onde o terno é praticamente um uniforme, e vice-versa”, explica Karol.

Dicas de como se vestir no trabalho

Por: Glória Kalil

  • 1- Uma roupa muito na moda passa a imagem de um profissional fútil. No entanto, um look conservador cria a impressão de uma pessoa desatualizada e tímida.

  • 2- Mais que as regras da moda, é o tom que a empresa quer passar que deve prevalecer. Observe atentamente o seu ambiente de trabalho e adapte-se.

  • 3- A roupa de trabalho deve privilegiar conforto e praticidade, além de tecidos de qualidade.

  • 4- A moda do escritório tem compromisso com peças clássicas, mas nem por isso deve ser careta. Algumas ousadias já foram incorporadas ao dia a dia, como as animal prints. Na dúvida, use-as em detalhes.

  • 5- Acessórios poderosos tiram o visual do óbvio. Se for em tamanho máxi, invista em um item por vez.

  • 6- Sapatos de salto alongam a silhueta e dão poder a produção. Mas certifique-se de que não fará barulho a cada passo, isso incomoda e chama a atenção.

Entrevista com Karol Testoni

DMRevista – Como uma mulher deve se vestir em um ambiente de trabalho?

Karol Testoni – Em primeiro lugar ela deve se adequar ao perfil da empresa. Pessoas que trabalham em ambientes tradicionais devem ser mais discretas, pessoas que trabalham com arte, design, fotografia, etc.. Devem possuir um estilo criativo, pois a roupa neste caso mostra o quão criativo ela pode ser.

DMRevista – Quais tipos de acessórios são mais pertinentes?

Karol Testoni – Os acessórios mais indicados são os discretos, pois não devemos chamar a atenção demais.

DMRevista – Em relação às cores, quais são as mais indicadas?

Karol Testoni – As cores devem seguir o padrão da empresa, ou optar por cores mais discretas.

DMRevista – Nas unhas, as mulheres podem usar todas as cores?

Karol Testoni – Nas unhas evite fazer desenhos, opte por cores mais tradicionais, deve-se lembrar que são mulheres e não adolescentes.

DMRevista – Comente um pouco sobre o cabelo e a maquiagem.

Karol Testoni – A maquiagem deve apenas realçar a beleza natural, nada de cores da moda ou coloridos, opte por tons marrons.

DMRevista – Existe algum ambiente de trabalho em que a mulher ou o homem podem não se preocupar tanto com o modo de se vestirem ou acredita que a formalidade deve seguir todas as profissões?

Karol Testoni – Não diria que a formalidade deve seguir em todas as profissões, mas sim o bom senso, equilíbrio e elegância.

DMRevista – A moda do escritório tem compromisso com peças clássicas?

Karol Testoni –Tem sim, porém com um clássico mais moderno.

DMRevista – O que não se deve usar de jeito nenhum em um ambiente de trabalho? Decote pode?

Karol Testoni – Não pode, decote, roupa curta, justa, lingerie aparecendo e peças com aspecto velho, desgastado.

DMRevista – Como se vestir para uma festa/lançamento que envolva o trabalho?

Karol Testoni – Opte por tubinhos ou vestidos com modelagens mais clássicas, sem brilho, e até a altura do joelho.

DMRevista – Até onde a aparência é importante para quem trabalha com moda? Se a pessoa não for “fashionista”, perde pontos na hora da entrevista ou no dia a dia?

Karol Testoni – Quem trabalha com moda tem a obrigação de possuir um estilo próprio e principalmente não ser vítima de modismos, ela deve ser uma formadora de opinião e não uma vítima.

http://www.dm.com.br/texto/169630-se-vestir-e-trabalhar

Exibições: 119

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço