Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Sem benefícios fiscais setor têxtil desapareceria, aponta Secretaria da Fazenda de SC

A Secretaria da Fazenda de Santa Catarina argumenta que os benefícios são fundamentais para a geração de empregos. Afirma, inclusive, que o "setor têxtil já teria desaparecido do cenário industrial catarinense não fosse o benefício fiscal concedido".

O segmento é o segundo que mais recebe benefícios fiscais no Estado, sendo que para ele estão previstos 17% do montante do ano que vem – em primeiro lugar vêm agroindústria e pesqueiro (28%) e importações (16%). Faz sentido manter um setor nesses termos?

– E o que se poderia fazer? – pergunta Antonio Gavazzoni, secretário de Estado da Fazenda.

Para o presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis de Blumenau (Sintex), Ulrich Kuhn, a afirmação da Fazenda é um tanto exagerada. A indústria têxtil catarinense andaria, sim, com as próprias pernas, mas não tão bem quanto com os benefícios, afirma Kuhn.

O setor vive um dilema. Por um lado, não consegue competir com grandes exportadores pobres, como Bangladesh, onde nem sempre se respeitam leis trabalhistas e ambientais que tornariam os produtos mais caros. Por outro, sai perdendo dos grandes exportadores ricos, como Alemanha, onde a eficiência logística joga os preços para baixo.

Não é de hoje que o segmento balança. Nos anos 1990, sofreu com a abertura do mercado brasileiro. Muita empresa têxtil catarinense quebrou ou começou a andar para o buraco na época, inclusive as maiores e mais tradicionais, como a Buettner, de Brusque.

E é um segmento relevante em termos de postos de trabalho. Neste ano, foi o principal responsável pelo saldo positivo de empregos na indústria de SC. Segundo dados do Estado, emprega diretamente 300 mil pessoas.

FONTE: DIÁRIO CATARINENSE

 
 

© 2015 Interface Engenharia Aduaneira & Laboratório Têxtil.
Rua Brás Cubas, 09 – Térreo – Santos, SP – Brasil – 11013-161
Tel.: (13) 3229-1020
www.interface.eng.br | boletim@interface.eng.br

 

Exibições: 42

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço