Transformar ideias em negócios inovadores e fortalecer o turismo e a cultura da região dos quilombos. Com este propósito em mente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a prefeitura de União dos Palmares (AL) lançaram o programa Mocambos para atrair propostas de incentivo ao empreendedorismo na região histórica da Zona da Mata, em Alagoas. Os projetos podem ser enviados, pelo site, até 13 de novembro.
Até 15 empreendedores locais serão selecionados. Os participantes podem ser grupos de até cinco pessoas que possuam ideias de projetos inovadores para fortalecer o turismo e a cultura da região. Os cinco melhores projetos receberão uma premiação de R$ 20 mil, cada.
Os grupos escolhidos iniciarão as atividades em 30 de novembro. Os 15 projetos selecionados na primeira fase do programa Mocambos receberão orientações técnicas, mentorias, capacitações, oficinas de cocriação, acesso ao ambiente de prototipação do Hub SENAI de Inovação e Tecnologia.
“Temos que entender que inovação e tecnologia devem estar à serviço das indústrias e da sociedade e o SENAI, em todo o país, está preparado para apoiar o desenvolvimento econômico regional e nacional”, destaca o diretor de Inovação e Tecnologia do SENAI Nacional, Jefferson Gomes.
Pelo programa, poderão submeter projetos empreendedores residentes em União dos Palmares, Murici, Ibateguara, Santana do Mundaú, Branquinha e São José da Laje, municípios que integram a região do Quilombo dos Palmares.
“Essa é uma parceria inovadora, entre o SENAI e a Prefeitura de União dos Palmares, focada na valorização dos aspectos culturais e históricos do Estado de Alagoas”, destaca o diretor regional do SENAI Alagoas, Carlos Alberto Pacheco Paes.
A região dos Quilombos possui uma rica história de amplitude nacional no contexto cultural. O Quilombo dos Palmares foi formado inicialmente por escravos fugidos de engenhos que se estabeleceram na Serra da Barriga, na zona da mata em Alagoas.
O primeiro registro que se tem do Quilombo de Palmares remonta ao ano de 1597, transformando-se no maior quilombo da história da escravidão no Brasil e chegou a contar no seu auge com cerca de 20 mil habitantes.
Quilombo é o nome dado aos espaços e as comunidades criadas por populações que se formaram a partir de situações de resistência territorial, social e cultural no Brasil. Nesses locais eram construídos os mocambos, denominações dadas a moradias construídas artesanalmente, muitas vezes de frágil constituição.
O Quilombo dos Palmares era formado, predominantemente por mocambos, que servia de moradia para as famílias que faziam parte da resistência. O nome do Quilombo dos Palmares faz referência à grande quantidade de palmeiras que existia na região da Serra da Barriga, onde o quilombo foi instalado. Um dos grandes líderes desse quilombo foi Zumbi dos Palmares, que liderou a resistência final e foi morto em uma emboscada, em 1695.
Por: Camila Vidal
Da Agência de Notícias da Indústria
https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/inovacao-e-tecno...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI