Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
Acordo, articulado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e o Conselho Nacional do SESI, foi formalizado entre as instituições, nesta segunda (4). Prevê ações intersetoriais, uso de dados para prevenção e desenvolvimento de protocolo inédito de atenção à saúde mental.
O Serviço Social da Indústria (SESI), o Conselho Nacional do SESI e o Ministério da Saúde (MS) formalizaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com foco no cuidado com a saúde mental no setor industrial. O ACT contempla sete eixos de ações intersetoriais e tem como principais objetivos a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis, o fortalecimento da saúde mental e digital nas empresas e a preparação do setor produtivo para emergências em saúde pública.
O ACT foi firmado em novembro de 2024 e o acordo foi oficializado nesta segunda-feira (4), durante a abertura do Encontro Nacional de Saúde Mental, no painel “como está o perfil de saúde do trabalhador da indústria e como o ACT/MS pode apoiar no enfrentamento dos desafios?”.
As ações do ACT serão norteadas por pesquisa, conduzida até dezembro de 2026. As entrevistas serão feitas por telefone, com trabalhadores de 18 estados. A intenção é usar os dados para conduzir estratégias mais eficazes de prevenção e promoção da saúde nas empresas. A divulgação do relatório completo com os primeiros resultados está prevista para novembro de 2025.
Paulo Mol, Superintendente Nacional do SESI, reforçou a importância da parceria institucional para enfrentar o tema da saúde mental no trabalho. “É uma questão de saúde pública que afeta diversas dimensões: o trabalho mais ou menos estruturado, a vida pessoal, o profissional, a criação dos filhos, os projetos de vida e o futuro,” afirmou.
Ele destacou ainda o papel ativo do SESI no enfrentamento do problema. “Abrimos as portas para essa conversa. E mais do que isso, temos muitos trabalhos já em andamento sobre esse tema. Não nos esquivaremos desse debate", concluiu.
Entre as ferramentas usadas no estudo estão plataformas já conhecidas do SESI, como o Mentis e o sistema ASSTI, que possibilitam análise de dados epidemiológicos em larga escala. Ações práticas, como capacitação de lideranças, criação de brigadas de saúde mental e articulação com redes de apoio, tanto do SESI quanto do SUS, serão implementadas a partir das informações levantadas.
Sérgio Mendonça, Superintendente do Conselho Nacional do SESI, ressaltou o papel transformador da iniciativa em meio às mudanças sociais e tecnológicas. “As transformações tecnológicas impactam diretamente a vida de todos nós. É necessário o engajamento de diversas organizações para lidar com esses desafios, que têm efeitos imediatos sobre a saúde mental. Por isso, é louvável que o SESI enfrente esse tema de forma tão ativa, afirmou.
Bruno Emerich, representante do Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, destacou a importância de ampliar o entendimento sobre saúde mental para além do sofrimento emocional episódico. “Reconhecer essa perspectiva mais ampla abre caminho para um investimento mais profundo, não apenas em ações de promoção e prevenção, mas também na redução do estigma e no oferecimento de apoio àqueles que possam necessitar de cuidados mais específicos.”
Ainda segundo ele, o trabalho será elemento central nas estratégias de saúde mental adotadas pelo SUS e pela rede de atenção psicossocial. “Refletir sobre a conexão entre saúde mental e trabalho é fundamental. Isso não se baseia apenas nas discussões de hoje, mas é uma preocupação permanente do Departamento de Saúde Mental”, finalizou.
Além da saúde mental, o ACT prevê ações integradas em áreas como imunização, interoperabilidade de dados, promoção de saúde e resposta a emergências sanitárias, com alinhamento entre o setor público e o setor produtivo.
A versão final do estudo será apresentada em dezembro de 2026, e os resultados devem subsidiar políticas públicas e práticas empresariais mais efetivas, com impacto direto na qualidade de vida dos trabalhadores e na competitividade da indústria brasileira.
O Encontro Nacional de Saúde Mental 2025 reúne especialistas, gestores e representantes da indústria para debater estratégias inovadoras em saúde do trabalhador. O evento acontece na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, até o dia 6 de agosto. A programação incluiu desde o lançamento do livro Ecos Digitais, de Viviane Macedo, até debates sobre psicologia positiva, perfis de saúde mental dos trabalhadores da indústria e oficinas práticas.
Destaques do evento envolvem apresentações do portfólio nacional do SESI, painéis sobre o impacto das transformações tecnológicas na saúde mental, oficinas sobre os produtos “SESI Cuidado Integrado” e “Consultoria em Saúde Mental no Trabalho”. Também serão exibidos pôsteres com boas práticas regionais, a fim de promover a troca de experiências entre os Departamentos Regionais do SESI.
Por: Sheylla Alves
Foto: Iano Andrade / CNI
Da Agência de Notícias da Indústria
https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/saude-e-qualidad...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI