Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Setor Industrial Dá Sinais de Recuperação nos EUA

Apesar de uma recessão na Europa e de um crescimento mais fraco na China, algumas grandes empresas industriais dos Estados Unidos estão divulgando resultados surpreendentemente fortes para o primeiro trimestre e expressando otimismo quanto ao resto do ano, em grande parte porque estão indo bem no mercado doméstico.

A recuperação da manufatura americana é tida como uma peça fundamental para a economia mundial voltar a crescer porque, entre outras coisas, o setor pode aumentar suas compras de matérias-primas de outros países e, ao gerar empregos, aumentar o poder de consumo de importados nos EUA. Como muitas dessas empresas são multinacionais, lucros mais polpudos podem estimular investimentos em outros países além dos EUA.

0425bullish

A julgar pelos recentes resultados, "estamos para ter um bom ano", disse o novo diretor-presidente da 3M Co., Inge Thulin, depois que a companhia divulgou uma alta de 4% no lucro do primeiro trimestre em relação a um ano antes, superando previsões de analistas. A 3M também aumentou suas previsões de lucro. Os resultados da companhia foram em geral fracos na Europa e na Ásia, mas ela vendeu mais adesivos e outros materiais para fabricantes de carros, aviões e equipamentos de energia nos EUA.

Ontem, a Caterpillar Inc. anunciou alta de 29% no lucro do primeiro trimestre, para um recorde de US$ 1,59 bilhão, com fortes vendas de maquinário de construção nos EUA e contínua demanda por equipamento de mineração ao redor do mundo, o que compensou vendas mais fracas na Europa, na China e no Brasil.

Entre outras grandes indústrias que divulgaram resultados esta semana, a United Technologies Corp. notou uma recuperação nas vendas de equipamentos de ar-condicionado residencial nos EUA. Mesmo a fabricante de equipamentos de defesa Northrop Grumman Corp., cujo lucro caiu 4,5%, aumentou a previsão de lucro anual.

Essas grandes empresas industriais têm linhas de produtos amplas que dão uma boa ideia sobre os mais recentes saltos da economia mundial.

"Muitas das surpresas positivas de lucros está na manufatura", disse o economista Ed Yardeni. Ele acrescentou que as expectativas estavam baixas demais, em parte por causa de receios quanto à recessão europeia e à alta do petróleo. A economia americana "está mais firme este ano", mesmo que não esteja a todo vapor, disse ele, e isso tem ajudado muitas empresas a continuar expandindo vendas e lucros.

[wsjamb1apr26]

"O setor manufatureiro dos EUA continua bem robusto", disse David Meline, diretor financeiro da 3M. O crescimento caiu em relação a um ano atrás, quando os EUA ainda estavam emergindo de uma profunda recessão, mas a produção industrial subiu a uma taxa anualizada de 5,4% no primeiro trimestre.

Mesmo assim, as previsões mais otimistas das empresas se apoiam bastante na esperança de que a economia europeia vai começar a se recuperar este ano e que o crescimento da China voltará a acelerar. Nada disso é certeza.

A grande questão para este ano, disse Barry Knapp, diretor de estratégia de ações americanas da Barclays Capital, é se a China vai recuperar o ritmo de crescimento. Quanto à economia europeia, ela deve continuar fraca em 2013, disse Yardeni.

A economia da China deve crescer 8,4% este ano, abaixo da faixa de 9% a 10% de anos recentes, segundo a IHS Global Insight, uma firma americana de previsões.

Embora o crescimento da China continue relativamente alto, a demanda por alguns produtos, tais como equipamentos de construção e elevadores, caiu de um ano para cá. A IHS Global prevê crescimento econômico de 2,2% nos EUA este ano, e contração de 0,2% na Europa.

A vasta maioria das empresas incluídas no índice S&P 500 que já divulgaram balanços até agora superou previsões de analistas. Mas muitos analistas baixaram suas previsões durante o trimestre, o que tornou mais fácil para as empresas exceder as expectativas.

Apesar da alta nos lucros, empresas industriais continuam cautelosas para contratar nos EUA, e têm usado sua força de trabalho atual para produzir mais. A 3M afirmou que 616 empregados no país aceitaram um programa de aposentadoria voluntária em dezembro, reduzindo a equipe no país para cerca de 33.000 pessoas. Thulin, o diretor-presidente, disse que a 3M está mantendo os custos sob rígido controle mas começando a aumentar investimentos em certas áreas, entre elas a produção de tanques para transporte de gás natural nos EUA e de suprimentos de saúde na China e na América Latina.

[wsjamb2apr26]

Na United Technologies, que faz os elevadores Otis e as turbinas de avião Pratt & Whitney, entre outras coisas, os resultados do primeiro trimestre foram ajudados por uma melhora inesperada nas vendas de ar-condicionado residencial na América do Norte em fins de março, em parte por causa do inverno mais ameno no hemisfério norte este ano.

A Eaton Corp., uma fabricante de equipamento elétrico e hidráulico, está se beneficiando de um aumento na demanda americana por caminhões, maquinário de construção e agrícola, equipamento de petróleo e gás e jatos da Boeing Co. — produtos que usam componentes da Eaton. A companhia também prevê uma recuperação em construções de imóveis comerciais e industriais.

"Ainda achamos que a recuperação nos EUA é bem frágil", disse o diretor-presidente da Eaton, Alexander Cutler, ao The Wall Street Journal. Os consumidores continuam cautelosos, inibidos por pesado endividamento. Cutler tinha esperanças de que a Europa fosse se recuperar no terceiro trimestre. Mas agora ele acha que isso é mais provável no quarto trimestre, que é quando ele acredita que a Ásia voltará a ter crescimento mais forte.

No que depender de uma de suas clientes, a Boeing, a situação deve continuar positiva para a Eaton. A fabricante de aviões divulgou ontem lucro de US$ 923 milhões no primeiro trimestre, 58% maior do que um ano antes.

A Honeywell International Inc., que faz turbocompressores para automóveis e equipamento para jatos, informou na semana passada que resultados mais fortes na América do Norte ajudaram a elevar os lucros e levaram a uma previsão mais alta para o ano todo.

"Apesar de uma contínua fraqueza no mercado imobiliário e desemprego relativamente alto, a economia dos EUA têm sido surpreendentemente resistente", disse ao WSJ o diretor financeiro David Anderson.

A GE, por sua vez, afirmou sexta-feira que o lucro operacional subiu apesar de margens menores em suas empresas industriais. "A demanda de infraestrutura está saudável, em geral, e os EUA estão melhores", disse o diretor-presidente Jeff Immelt a investidores. "Estamos observando a Europa com cuidado."

(Colaboraram Bob Tita e Tess Stynes.)

Fonte:|http://online.wsj.com/article/SB10001424052702304811304577366592476...

Exibições: 134

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço