Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Simulação de políticas alternativas para a indústria têxtil UFSC

Simulação de políticas alternativas para a indústria têxtil

O Boletim Informativo Interface destaca, nesta segunda-feira, uma monografia de excelente qualidade sobre políticas alternativas para evitar o protecionismo na indústria têxtil nacional. O trabalho foi desenvolvido por Bruno De Lorenzi Cancelier Mazzucco e Arlei Luiz Fachinello, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O estudo que chamou a atenção da equipe da Interface simula duas políticas alternativas ao protecionismo, que buscam avaliar tarifas de desoneração fiscal compatíveis com aumentos de tarifa de importação. Além dessas tarifas, diversos outros resultados econômicos comparáveis são relatados.

Os métodos utilizados para a simulação são explicados sem deixar o texto muito extenso. É claro que se tratam de medidas teóricas, que não contam com as oscilações da indústria internacional e outros fatores inerentes ao comércio.

Um dos índices conclusivos aos quais os estudantes da UFSC chegaram diz respeito à desoneração tarifária. Para eles, a redução de tributos dos produtos têxteis deveria ser de 5,45% para garantir o mesmo nível de crescimento do produto setorial que uma tarifa de importação de 10,0% teria.

Caso deseje obter mais informações, acesse o artigo completo em MEDIDAS PROTECIONISTAS.pdf

Exibições: 316

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço