Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Sisal: governo apoia venda de 5,5 mil toneladas

Fonte:|tendenciasemercado.com.br|

Mapa apoia a venda de 5,5 mil toneladas de sisal, onde serão beneficiados produtores da BA, da PB e do RN

Máquina de processamento do Sisal. Foto: Governo da Bahia

Máquina de processamento do Sisal. Foto: Governo da Bahia

Por meio de leilão de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apoia, na próxima quinta-feira (22), a venda de 5,5 mil toneladas de sisal. Serão beneficiados produtores da Bahia, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. O objetivo da operação é garantir o preço mínimo de R$ 1,04 por quilo ao produtor.

A escolha do leilão de PEP justifica-se pela economia de recursos públicos no apoio à comercialização do sisal. Em 2009, o governo comprou 11 mil toneladas do produto, totalizando 22 mil toneladas estocadas. No leilão de PEP para sisal, realizado na semana passada, foram vendidas mais de 1,5 tonelada dessa fibra.

Sisal - Por ano, o Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de sisal, o que representa 43% do mercado mundial, seguido pela China (24%) e Tanzânia (13%). No sertão baiano está concentrada 90% da produção nacional, com destaque para as regiões de Valente e Coité.

A cultura do sisal é significativa para a economia nordestina, principalmente pelo potencial de tornar produtivas as regiões semiáridas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que a cultura dessa fibra gera emprego e renda para cerca de 700 mil trabalhadores.

PEP – O Prêmio de Escoamento de Produto é uma ferramenta de política agrícola para assegurar o preço mínimo ao produtor. O governo paga o prêmio ao comprador desde que garanta preço mínimo estabelecido e o transporte do produto para a região pré-determinada, de acordo com o programa de abastecimento. Esse mecanismo permite melhor distribuição dos produtos agrícolas para as regiões deficitárias, sem necessidade de compra do produto pelo governo. (Débora Pinheiro)

O Aviso Nº 75/10 define condições para o leilão PEP de sisal.

Exibições: 82

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço