Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Sistema de previsão de enchentes baseado em IA é anunciado no Brasil

Google e Serviço Geológico do Brasil são responsáveis por novo Sistema de Alertas de Inundações.

Enchente na cidade de Salvador, Bahia, em 2015. Foto: Joa Souza, ShutterstockEnchente na cidade de Salvador, Bahia, em 2015. Foto: Joa Souza, Shutterstock

Um novo Sistema de Alerta de Inundações baseado em Inteligência Artificial e Machine Learning no Brasil foi anunciado nesta terça-feira (29) pelo Google e pelo Serviço Geológico do Brasil, órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME). A tecnologia já é utilizada em outros países, como Índia e Bangladesh, e estará disponível também no Brasil, Colômbia, Sri Lanka e outros 15 países africanos, incluindo Chade, Nigéria, República do Congo e África do Sul.

O sistema combina dados como níveis de água dos rios, indicadores meteorológicos e imagens de satélite, e será implementado em duas etapas. Primeiro uma emissão de alertas de inundações ribeirinhas em tempo real para 60 localidades em todo o Brasil. Depois alertas com previsões de inundações geradas pelo time de hidrologia do SGB e pelos sistemas do Google em áreas selecionadas.

Os alertas estarão disponíveis na Pesquisa do Google, no aplicativo Mapas e na plataforma de informações sobre enchentes do Google, chamada FloodHub e lançada em 22 de outubro. Ao longo dos próximos meses, a cobertura dos alertas e previsões será expandida para outras regiões do país, diz o Google, em comunicado.

Serviço Geológico do Brasil

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) opera Sistemas de Alerta Hidrológico em 17 bacias hidrográficas ao longo do território brasileiro, com monitoramento automático de chuvas e níveis de rios, mapas de riscos hidrológicos, e envio de boletins de monitoramento e alerta com previsões de inundação. As informações deste monitoramento são enviadas periodicamente aos órgãos de defesa civil, agentes públicos estaduais e municipais, além da população de modo geral.

A tecnologia do Google em parceria com o SGB foi anunciada pouco antes do início do verão, época de aumento dos índices de chuva no País – e consequentemente de inundações. Segundo a ONU, o Brasil é um dos países com população mais exposta a riscos de inundações ribeirinhas no mundo. Entre 2000 e 2019, mais de 70 milhões de pessoas foram afetadas por enchentes no País.

No ano passado, o Google enviou 115 milhões de notificações e alertas de inundações para 23 milhões de pessoas na Índia e em Bangladesh, direcionando-as para alertas de enchentes na pesquisa e nos mapas do Google.

https://itforum.com.br/noticias/sistema-de-previsao-de-enchentes-ba...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 32

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço