Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Só este ano já fecharam 2177 empresas em Portugal! Será que estamos longe, perto ou superamos isso?

Só este ano já fecharam 2177 empresas em Portugal

Comércio e construção contribuíram com mais de metade dos encerramentos.


 

Seis milhões de euros de dívidas, dos quais 3,5 milhões à Segurança Social, estão na base do fecho de portas da Manhentex, empresa têxtil de Barcelos. Um encerramento que atira para o desemprego mais cem trabalhadores, sem salários há cerca de dois meses. "O mais certo é que a fábrica não volte a abrir", admitiu à Lusa Manuel Sousa, do Sindicato Têxtil do Minho e Trás-os-Montes.

Segundo este dirigente, a administração prometeu avançar com o processo de insolvência até segunda-feira, para reestruturar o passivo, mas Manuel Sousa duvida da viabilidade prática desta intenção. "Não me parece que a Segurança Social vá viabilizar uma empresa neste estado", diz.

A confirmar-se o recurso aos tribunais, a Manhentex irá engrossar o número das insolvências em Portugal que, até ao final do primeiro semestre, levou já ao fecho de 2177 empresas, uma média de 12 por dia. Em termos percentuais, o crescimento é de quase 7%.

Mas se a comparação for feita com o primeiro semestre de 2009, os números disparam: o crescimento é de 19,5%, correspondente a um aumento de 355 casos.

Para o economista Daniel Bessa, o número de insolvências em si não é o mais relevante. "Com o agravamento da crise que todos conhecemos, não creio que seja nada de extraordinário. Falir uma empresa nunca é uma boa notícia, mas este é um jogo que tem as suas regras. O importante é que haja mais emprego e mais valor criado nas novas empresas que nascem do que nas que desaparecem", defende.

 

 

FONTE: http://www.dn.pt/bolsa/interior.aspx?content_id=1894122

Exibições: 65

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço