Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Sustentabilidade SocioAmbiental Afeta Resultados Financeiros das Empresas

"Antes consideradas como poesia, de interesse apenas dos ecologistas, as questões ligadas à sustentabilidade socioambiental hoje são cada vez mais consideradas no mundo dos negócios pela sua capacidade de afetar fortemente reputações de empresas e seus resultados financeiros"

A afirmação foi de Sônia Favaretto, diretora da BM&FBovespa, no II Seminário Internacional de Sustentabilidade Empresarial promovido em Belo Horizonte, pela Apimec MG e pela Cemig, com participação de especialistas de vários países.

Segundo Favaretto, que coordena o ISE, índice de sustentabilidade da bolsa de valores brasileira, a terceira maior do mundo, os investimentos socialmente responsáveis (SRI) consideram que empresas sustentáveis geram valor para o acionista no longo prazo e estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais, como ocorreu nas duas últimas crises econômicas mundiais. “Essa demanda veio se fortalecendo ao longo do tempo e hoje é amplamente atendida por vários instrumentos financeiros no mercado internacional”, disse.

A opinião foi compartilhada por Jvan Gaffuri, da SAM Research AG, instituição suíça com presença global e que abastece com suas análises, entre outros, o índice mundial Dow Jones de sustentabilidade. Para ele, nem sempre, porém, os investidores estão propensos a investir em boas práticas socioambientais, mas as empresas líderes acreditam nessa idéia e por isso mesmo têm mais vantagem competitiva no mercado em que atuam, conseguindo melhor desempenho financeiro e até menor custo para obtenção de capital.

Já a espanhola Blanca Vega, da canadense Sustainalytics, disse que as análises de sustentabilidade são consideradas indispensáveis pela maioria dos fundos de pensão e fundos de investimento na Europa. Elas extrapolam o universo das bolsas de valores, abrangendo também os países onde se situam, pois os investidores europeus sabem que as empresas podem ser bastante afetadas por políticas e regulações governamentais relativas a meio ambiente, práticas trabalhistas, mudanças climáticas, cadeia de suprimentos, entre outros fatores.

Richard Vögeli, da Fondation Guilé (Suiça), fundada por ex-empresários do setor de tabaco, afirmou que a sua instituição tem investido em projetos socioambientalmente responsáveis no Brasil e que o importante é que as organizações relatem sempre as suas práticas, balisando e abastecendo com informações confiáveis os responsáveis pelas decisões de investimento. Completou que a integridade empresarial (“fazer o que se fala”) é indispensável perante a sociedade e um fator decisivo para conseguir a lealdade dos empregados e atrair os melhores talento. “Questões públicas não tratadas de forma transparente se tornam crise e afetam a liberdade decisória das companhias”, disse

Carlos Eduardo Lessa Brandão, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), questionou a proliferação de índices existentes em todo o mundo para medir “ratings” de sustentabilidade empresarial que, segundo ele, já passam de uma centena. O representante do IBGC considerou necessário haver uma convergência das metodologias atualmente empregadas para que as métricas possam se tornar mais transparentes e mais tangíveis as avaliações feitas pelos analistas.

Fonte:|http://www.ibracon.com.br/

Exibições: 134

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço