Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Tecidos sensíveis cuja transição de cores dá-se devido à mudança de temperatura

Fonte:|eusoudiagogue.net|

Os visitantes do Smart Textiles Salon em Ghent, um encontro organizado em conjunto entre a SysTex e a Proetex, vão presenciar o lançamento de um protótipo altamente interessante chamado de “Transitional Stripes” (”Linhas de Transição), uma nova tecnologia que explora tecidos que mudam de cor através de mudanças de temperatura.

“Linhas de Transição” é um projeto de Sara Robertson PhD pela Heriot-Watt University School of Textiles and Design, apoiado por Robert M Christie, Sarah Taylor através da AHRC.

Para produção do protótipo utilizou-se um processo de gravação a laser e impressão com tintas de cristal líquido sobre produtos têxteis. Um sistema eletrônico programável de perfil de temperatura ativa as camadas do cristal líquido e uma variedade de cores é selecionada através da sua mudança de temperatura.

As cores das diferentes faixas dos tecidos são ativadas em diferentes temperaturas a partir de 25°C, com uma tonalidade de cor verde pálido, que se misturam com o verde esmeralda, em seguida, lilás e azul-turquesa. Com o aumento da temperatura, pouco a pouco o tecido vai mudando de cor para o roxo, depois rosa e finalmente atingindo o verde esmeralda aos 40°C.

Hoje em dia, corantes e pigmentos termocromáticos podem ser encontrados já em uma grande variedade de produtos e peças de vestuário. Camisetas que mudam de cor reagindo a mudança de temperatura do espaço onde se encontram já são produzidas em larga escala desde os anos 90.

Essa mescla entre dispositivos eletrônicos e tintas de cristal líquido sensíveis a temperatura para controle de mudança de cor dá um grau de interatividade aos produtos têxteis, permitindo alteração da aparência dos mesmos em outros tipos de superfĩcie. Uma tecnologia interessante que tenho certeza que muita gente vai gostar de usar.
Comments [0]

Exibições: 697

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço