Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Tecnologia deve ir além de testar os conhecimentos dos alunos

No segundo dia do Seminário Internacional SESI SENAI de Educação, palestrantes debatem a democratização da tecnologia na educação e a importância de promover a autonomia do aluno.

No segundo dia de seminário o público acompanhou debates sobre inovação e tecnologia dentro da sala de aula

“A discussão da inovação na educação é uma discussão técnica de inventar novas tecnologias, mas também política em relação às escolhas que a gente faz e como a gente quer que a nossa sociedade se configure.” A declaração do professor associado de Comunicações, Mídia e Design de Tecnologia de Aprendizagem da Columbia University Paulo Blikstein provocou reflexões durante o segundo e último dia de programação do Seminário Internacional SESI SENAI de Educação.  

No painel “A escola como espaço de inovação e transformação”, Blikstein trouxe para debate a ideia de que o problema da educação está relacionado à transmissão de conhecimento. Segundo ele, muitas empresas de tecnologia desenvolvem produtos que apenas testam os conteúdos e não promovem autonomia.

“É uma ideia de transmissão bancária: colocar dentro do aluno os conhecimentos que já existem. A gente tem que olhar para os aplicativos e pensar qual fatia corresponde à educação. Essas tecnologias não são ruins. Temos que entender para que são boas e onde cabem nos nossos sistemas educacionais”, exemplificou. “Quando a gente fala de tecnologia temos que tomar cuidado para não criar controles que tiram a autonomia do aluno.”

ducação do SESI Nacional 

“Essa é uma mesa de peso, sou eu e quarto mulheres. Isso é muito significativo, porque no Brasil a responsabilidade da educação durante grande parte do processo de ensino-aprendizagem é feita por mulheres e não poderia ser diferente nessa mesa.” 

Rachel Lotan, professora emérita da Faculdade de Educação de Stanford 

“Quando você conversa com professores e pergunta como foi a sua formação, com a experiência que tenho todos sempre dizem que foram para a universidade e que não havia conexão com o que aprendeu e o que viu em sala de aula. É importante conectar a teoria e a prática. Todos os meus alunos leram Paulo Freire, e nós afirmamos que formar a próxima geração de professores é um trabalho conjunto. As universidades e as escolas precisam estar em constante interação e comunicação.” 

Raquel Teixeira, secretária de Educação do Rio Grande do Sul 

"O professor, além da complexidade do processo, lida com um universo de 30 alunos cada um num universo diferente. Nenhum outro profissional tem esse desafio desse tamanho. O médico quando está operando tem foco só num paciente. O professor tem vários ao lado dele para quem tem que prestar atenção individualizada."

Kátia Smole, diretora executiva do Instituto Reuna e ex-secretária de Educação Básica do MEC 

“Os professores precisam saber para onde eles vão para além dessa história de progredir fazendo cursos. Eu preciso entender que a formação e o desenvolvimento profissional me levam para algum lugar. Quem não sabe para onde vai, faz qualquer curso.” 

Cybele Amado, diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira da Secretaria de Estado da Educação da Bahia 

"A formação continuada é uma formação profissional, um direito de todos os professores garantido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A formação continuada não é pra resolver os problemas da formação inicial, ela faz parte da nossa prática profissional, tendo em vista os conteúdos da contemporaneidade que vivemos ao longo da vida."

Confira mais fotos do seminário!

Os registros do Seminário Internacional SESI SENAI de Educação estão disponíveis no nosso Flickr! O evento faz parte da programação do 5º Festival SESI de Robótica, que ocorre na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, desde 15 de março e se encerra neste sábado (18) com as premiações. Participe!

https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/educacao/tecnolo...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 35

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço