Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

'Teste Saúde' aconselha roupa contra o Sol

Fonte:|dn.sapo.pt|

'Teste Saúde' aconselha roupa contra o Sol

Os preparativos para o Verão começam cada vez mais cedo, devido às alterações climáticas e a temperaturas mais altas. Cremes protectores, chapéus, óculos de sol e roupa adequada ajudam a fazer do sol um amigo e aproveitar os benefícios no estado de espírito, crescimento e saúde dos ossos, sem arriscar a pele. Indicado para actividades ao ar livre, idas à praia, crianças e adultos com pele clara, encontra à venda vestuário para proteger do sol.

Segundo a norma europeia, para um tecido anunciar que protege do sol, deve ter um factor de protecção (UPF) superior a 40 no estado original, o que significa que bloqueia pelo menos 98% das radiações UV. Deve indicá-lo por meio de um pictograma na etiqueta interior.

Mas a revista de consumidores alerta: vários artigos revelam uma diminuição da protecção solar com o uso e lavagens. Outras peças não oferecem protecção acima de 40 mesmo novas. A Teste Saúde garante que há roupa "anti-UV" que protege menos do que uma normal T-shirt azul-escura de algodão.

Não existe rigor na marcação das etiquetas deste tipo de roupa. Para reconhecer os tecidos que melhor bloqueiam os raios ultravioletas, coloque-os contra o sol e veja a quantidade de luz que deixam passar. A ganga e os sintéticos mais espessos e de cores escuras são mais eficazes.

Se vai para a praia, não aplique creme solar apenas nas partes expostas do corpo. Esta roupa não oferece protecção adequada para o resto. Quando está húmida (molhada ou transpira-da) ou esticada, pode até ser menos eficaz do que o creme solar.

A protecção dos tecidos também depende da composição, densidade e cor. Os mais eficazes contra a radiação UV são os de cor escura, devido à intensidade e estrutura química dos corantes. Em tecidos semelhantes, o preto, o azul-escuro e o vermelho-escuro absorvem mais radiação ultravioleta. Uma prova realizada pela Teste Saúde revela que uma T-shirt azul-escura oferece o dobro da protecção de outra branca, mesmo depois de usadas.

Os tecidos secos têm um índi-ce de protecção superior aos molhados. Quando secam, recuperam o grau de protecção inicial. Peças largas de um mesmo tecido protegem mais e são mais confortáveis. Quanto menos esticada estiver a roupa, maior a protecção para a pele.

Exibições: 69

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço