Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Tingimento de roupas pode ser solução para renovação de peças

Lavanderia de Mogi nota aumento na procura pelo serviço.
Artesã ensina processo para fazer em casa.

Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Em época de crise, as pessoas estão sempre pensando em economizar. A compra de roupas novas são deixadas de lado por conta do orçamento doméstico apertado. Por isso, o tingimento de peças antigas pode ser uma alternativa para deixá-las com um aspecto novo. Márcia Gomes é dona de uma lavanderia em Mogi das Cruzes e oferece também serviço de tinturaria. Ela observa que a opção pelo tingimento tem aumentado muito. Ela avalia que mensalmente recebe cerca de 50 peças que vão ganhar novas cores. "Nós estamos fazendo bastante divulgação da loja, mas eu também não sei se tem a ver com a crise e o pessoal não está comprando tanta roupa. E procura utilizar o que tem. Com tingimento é possilvemente tirar as manchas e dá uma cor nova para roupas desbotadas."

A artesã Eunice Mance de Mogi das Cruzes aprendeu com a mãe como tingir peças de roupas em casa. Ela ensina que o processo é o mesmo tanto para restaurar calça jeans quanto para mudar a cor de uma camisa. "O mais fácil de tingir são calças jeans, camisas de algodão ou qualquer tecido que tenha fibra de algodão. A peça precisa estar limpa e livre de manchas de gordura e óleo", ensina Eunice.

No entanto, ele precisa ser feito separadamente, pois as cores são diferentes. Primeiro, mergulhe a roupa na água fria e limpa. Em seguida tire o excesso de água. Prepare os pigmentos que podem ser encontrados em supermercados e um frasco de 40 gramas custa entre R$ 2 e R$ 4. O próximo passo é colocar cerca de 3 litros de água em um caldeirão. Deixe no fogo alto até ferver. Retire um pouco de água e coloque em um copo para diluir o pigmento. 

Depois junte tudo na panela e mergulhe a peça. A cada 5 minutos é necessário virar até completar o processo que dura cerca de 30 minutos. Quando a água estiver bem clarinha, retire a peça e mergulhe-a na água fria. Para fixar a cor coloque uma colher de sal para cada litro de água em outra bacia, deixando a peça de molho por cerca de 30 minutos. Depois é só deixar secar à sombra.

http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2015/08/tingi...

Exibições: 82

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço