Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Um fenômeno da política brasileira: renovação velha

A VELHA RENOVAÇÃO

Para reduzir o efeito do mensalão, o PT aposta em nomes novos. Mas a cartilha continua a mesma

 

O PT foi protagonista dos dois principais eventos políticos deste ano, o julgamento do mensalão e as eleições municipais.

O fato de ter se saído mal no primeiro e bem no segundo levou alguns de seus próceres a uma conclusão equivocada.

No Supremo Tribunal Federal, o partido criado por Luiz Inácio Lula da Silva foi flagrantemente derrotado. Líderes históricos, como José Dirceu e José Genoino, e nomes estratégicos, como o ex-tesoureiro Delúbio Soares – todos condenados por corrupção e formação de quadrilha -, agora preparam o enxoval com que seguirão para a cadeia.

Já nas urnas, o resultado foi outro. O PT elegeu 626 prefeitos no primeiro turno — 14% a mais do que em 2008. E, neste domingo, coroou seu desempenho com a vitória de Fernando Haddad em São Paulo. Com os dois dados nas mãos, Lula apressou-se em concluir que o julgamento do mensalão não atrapalhou o PT. “O povo sabe discernir, sabe o que é um julgamento e o que é uma votação”, declarou. Trata-se de uma meia verdade.

Frescor de pão amanhecido

Para conseguir manter seu crescimento e reduzir os danos do mensalão, o PT investiu em candidatos novos, sem relação com o escândalo – como em São Paulo. Já nos lugares em que insistiu em apostar em velhos nomes ligados aos mensaleiros, o desastre foi inevitável – caso do Recife e de Belo Horizonte.

Dos dezessete candidatos próprios que lançou nas capitais, nove nunca haviam disputado uma eleição para o Executivo. Essa “renovação”, no entanto, tem o frescor de um pãozinho amanhecido. Se os nomes que o PT apresenta ao público são novos, os métodos que ele segue permanecem os mesmos.

Nestas eleições, a face pública do modus operandi da sigla incluiu a contratação de marqueteiros estrelados – como João Santana, responsável pelas últimas campanhas presidenciais -, o uso intensivo da imagem de Lula e Dilma Rousseff (ela bem mais comedida do que ele) e a utilização explícita da máquina do governo para a conquista de apoio.

Em São Paulo, a ex-prefeita Marta Suplicy só se dispôs a apoiar seu colega de partido depois de receber o Ministério da Cultura. O mesmo se deu com Gabriel Chalita (PMDB). Quarto colocado no primeiro turno, exigiu (e levou) o compromisso de indicar o futuro secretário da Educação na cidade como condição para apoiar Haddad.

Mas só isso não explica o fato de o PT ser o único partido que cresce sem parar desde a sua criação. “O PT é o partido político mais bem organizado do Brasil. Está em todas as cidades, investe na formação de novos quadros e tem uma proposta clara de poder”, diz o historiador Marco Antonio Villa.

 

Além disso, ele avança porque:

- Tem estratégia: embora abrigue disputas internas, seu centralismo leninista impõe uma ação externa unitária.

- Recorre sem pudor ao aparelhamento: o uso de cargos e programas do governo federal para beneficiar petistas e aliados garante poder aos seus mandatários e votos aos seus candidatos.

- Conta com apoios setoriais: o governo Lula tentou agradar a todos os públicos. Bancos e empreiteiras foram agraciados com benefícios e se tornaram os maiores doadores de recursos ao partido. Movimentos sociais e ONGs passaram a dominar setores do governo. E os mais pobres ganharam com os programas sociais. Resultado: Dilma herdou um governo em que as principais classes organizadas estão com o PT.

- Seus adversários ajudam: a oposição, em termos de estratégia, segue na direção contrária do PT – é mal estruturada, desunida e desorganizada. Desde o início do julgamento do mensalão, parlamentares oposicionistas praticamente ignoraram a tribuna do Congresso como trincheira de ataque ao PT.

O sucesso de Haddad inspirou o PT a seguir o modelo da renovação de nomes nas próximas eleições. Políticos jovens como Alexandre Padiha e Lindbergh Farias estão sendo preparados para a disputa a governador.

Já na oposição, o setentão José Serra, por exemplo, mesmo que tivesse vencido as eleições em São Paulo, dificilmente disputará mais uma eleição – foram cinco neste século . E não há nomes no horizonte para carregar a bandeira dos tucanos, com exceções como o senador mineiro Aécio Neves, o provável candidato do PSDB à Presidência.

Às umas não mostraram, como gostaria Lula, que o eleitor perdoou o mensalão. Mostraram que uma boa estratégia pode mitigar o desgaste de um escândalo – e garantir a sobrevivência de um partido que hoje se sustenta mais por seus vícios do que pelas virtudes.

 

O sobe e desce eleitoral do PT

Político em ascensão no partido, próximos a Dilma Rousseff, são preparados para substituir nomes ligados a José Dirceu que foram enterrados nas urnas

SOBE

Alexandre Padilha

Alexandre Padilha

Ministro da Saúde e neófito em eleições, Alexandre Padilha deve disputar o governo paulista, inspirado no exemplo de Fernando Haddad.

 

Gleisi Hoffmann

Gleisi Hoffmann

 

A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, fez uma boa aposta na eleição de Curitiba e se credenciou para disputar o governo do Paraná.

 

Lindberg Farias

Lindberg Farias

 

O senador Lindbergh Farias apadrinhou candidaturas vitoriosas no interior do Rio de Janeiro e agora quer disputar o governo do Estado.

-

DESCE

Humberto Costa

Humberto Costa

Lançado por Lula e Dirceu, o ex-ministro da Saúde Humberto Costa iniciou a disputa no Recife na frente, mas acabou em terceiro.

 Patrus Ananias

Patrus Ananias

 

Insuflado por José Dirceu, o PT mineiro rompeu a aliança com o PSB para lançar o ex-ministro Patrus Ananias, que nem conseguiu ir ao segundo turno.

Wellington Dias

Wellington Dias

Governador do Piauí por dois mandatos e amigo de Lula e Dirceu, Wellington Dias foi o terceiro lugar na eleição para prefeito de Teresina.

QUE MUDANÇA? -- O cenário e o candidato são novos, mas os métodos do PT são os mesmos eternizados por Lula (Foto: Werther Santana / AE)

QUE MUDANÇA? -- O cenário e o candidato são novos, mas os métodos do PT são os mesmos eternizados por Lula

REPETIÇÃO -- Serra, o candidato tucano pela quinta vez neste século: a oposição insiste nos mesmos (Foto: Antônio Milena / Milenar)

REPETIÇÃO -- Serra, o candidato tucano pela quinta vez neste século: a oposição insiste nos mesmos.

Fonte:http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/

 

 

 

 

Exibições: 69

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço