Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Uma equipe econômica de primeira. Ou: Barcelona ou Várzea?

Fonte: GLOBO

Certa vez eu disse, em tom jocoso, que a diferença entre Guido Mantega e Arminio Fraga é que o primeiro eu não contrataria nem como estagiário, e o segundo eu me esforçaria para conseguir uma vaga como seu estagiário. Brincadeiras à parte, o fato é que a equipe econômica do governo Dilma precisa melhorar muito para ser apenas péssima, enquanto Arminio é tido por todos como um economista extremamente gabaritado e competente.

Entendo que não é nada difícil substituir a turma da Unicamp e melhorar, com isso, a situação econômica do país. Afinal, estamos falando de gente que resolveu mudar a “matriz econômica” e, assim fazendo, trouxe o país a essa situação de estagflação, enquanto os demais países emergentes crescem muito mais com muito menos inflação. Até eu consigo montar um time às pressas e fazer muito melhor!

Mas mesmo assim acho alvissareiro tomar conhecimento dos potenciais nomes da eventual equipe econômica de Aécio Neves, cujo ministro da Fazenda seria o próprio Arminio. Nove nomes já foram ventilados como prováveis membros da equipe, e conheço todos de artigos e entrevistas:

Além de Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central no governo Fernando Henrique Cardoso, são tidos como nomes prontos para apoiá-lo num possível governo o economista Mansueto Almeida, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); o pesquisador Samuel Pessôa, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV); Marcos Lisboa, ex-secretário de Política Econômica do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e hoje forte crítico da política econômica, como vice-presidente do Insper; e Eduardo Loyo, diretor e economista-chefe do Banco UBS Pactual.

O time de Aécio Neves — formado por pessoas que mantêm algum tipo de vínculo com a campanha presidencial do PSDB ou que foram ligadas ao governo tucano vigente até o fim de 2002 — reúne ainda os idealizadores do Plano Real, como os economistas Edmar Bacha e Pérsio Arida, que também foi presidente do Banco Central.

Da equipe participaria, ainda, Monica de Bolle, sócia da Galanto Consultoria e integrante da Casa das Garças — o instituto de pesquisas econômicas que é reduto dos economistas tucanos. Especula-se que Bacha, Arida e Gustavo Franco, outro que ajudou a montar o Plano Real, poderiam ser consultores informais do governo, em caso de vitória de Aécio.

São pessoas da maior competência, e por mais que pesem diferenças ideológicas – sou mais liberal do que todos – é inegável que se trata de uma equipe e tanto. Tenho o maior respeito pelo trabalho de cada um deles, pelos artigos e análises que acompanho sobre o cenário econômico do Brasil e do mundo, e tenho convicção de que seria um choque de gestão monumental.

Só de trocar Mantega por Arminio e Tombini por Loyo, o Brasil já teria um resgate imenso de credibilidade, os investimentos retornariam, e a economia poderia crescer bem mais com uma inflação mais comportada. Eis o que se apresenta para os eleitores no próximo dia 26: você prefere o time do Barcelona ou quer jogar com o time de Várzea?

Rodrigo Constantino

Exibições: 98

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Romildo de Paula Leite em 13 outubro 2014 às 11:10

  São pessoas da maior competência, e por mais que pesem diferenças ideológicas – sou mais liberal do que todos  (Rodrigo Constantino) – é inegável que se trata de uma equipe e tanto.

Comentário de Antonio Silverio Paculdino Ferre em 13 outubro 2014 às 9:36

Garanto que o Bacha é mais liberal que o Constantino.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço