Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Uma ‘T-shirt’ que monitoriza o ritmo cardíaco

Fonte:|economico.sapo.pt/noticias|

A Biodevices, empresa de Espinho, conseguiu diversificar no sector do vestuário através da inovação tecnológica.

A Biodevices, liderada pelo professor Luís Meireles, foi constituída com base num ‘spin-off' do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática (IEETA) da Universidade de Aveiro e tem como missão o desenvolvimento, comercialização e exportação de soluções de engenharia biomédica para suporte ao diagnóstico médico. O seu grande sucesso passa pela criação da ‘VitalJacket', uma ‘T-shirt' confortável que permite efectuar um electrocardiograma (ECG) em contínuo até cinco dias, de uma forma não invasiva. O produto é composto por uma camisola e uma pequena caixa de ‘hardware' que se coloca num bolso.

O conceito foi criado com base na "experiência e tradição em instrumentação biomédica e telemedicina do grupo de I&D do IEETA", diz fonte institucional da empresa. O ‘VitalJacket' é um sistema capaz de adquirir, armazenar e analisar (‘online' e ‘offline') ECG e a frequência cardíaca. Esses sinais são enviados para análise em tempo real para um ‘PDA' usando tecnologia sem fios, ou gravadas para posterior análise através de um ‘software' de análise, o VitalJacket Desktop Pro.

Aquele ‘software' permite abrir os registos armazenados num cartão SD após o uso do VitalJacket, possuindo um conjunto de ferramentas que "facilitam a análise de longos períodos de ECG, detecta automaticamente arritmias e permite conferir os eventos marcados pelos utilizadores", diz a mesma fonte.

Na verdade, o ‘VitalJacket' é um sistema de monitorização de sinais vitais incorporado na roupa que junta a componente têxtil com micro-eletrónica. Este sistema foi desenhado e desenvolvido para uma abordagem pragmática em diversos contextos clínicos, hospitais, em casa e em movimento, para pacientes saudáveis ou que necessitam de um acompanhamento contínuo e frequente dos sinais vitais com alta qualidade.

Tecnologia para a saúde
A equipa da Biodevices é constituída por especialistas da área de engenharia electrotécnica, saúde e biotecnologia, sendo que a sólida relação existente entre a empresa e o IEETA, permite "atingir índices tecnológicos extremamente elevados bem como dar continuidade ao desenvolvimento de produtos", refere a empresa. Segundo a mesma fonte institucional, a Biodevices pretende ser um interlocutor na identificação de novas necessidades dos clientes e desenvolvimento de novas soluções tecnológicas e economicamente viáveis. Desta forma a Biodevices apresenta um núcleo de I&D fortemente vocacionado para problemas concretos e reais na área da saúde.

Exibições: 99

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço