A UE teme que os algoritmos da Meta possam causar "vícios comportamentais em crianças".
A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de mídia social Facebook e Instagram, devido a preocupações sobre a proteção da saúde mental e física das crianças que utilizam essas redes.
O anúncio da investigação pela Comissão Europeia nesta quinta-feira (16) tem como objetivo avaliar se a Meta violou as disposições da Lei de Serviços Digitais (DSA) da UE.
As preocupações se concentram na possibilidade de que a interface do usuário e os algoritmos das plataformas Facebook e Instagram estejam contribuindo para vícios comportamentais em crianças e criando um ciclo de consumo prejudicial, conhecido como “efeitos de coelho”.
Além disso, há inquietação quanto à capacidade da Meta de evitar que menores acessem conteúdo inadequado, e se suas ferramentas de verificação de idade são adequadas e eficazes.
A investigação também abordará se os sistemas de recomendação de conteúdo e as configurações de privacidade padrão da Meta oferecem proteção suficiente para a privacidade, segurança e bem-estar das crianças.
Essa medida ocorre após os recentes esforços da Meta para aprimorar a segurança infantil em suas plataformas, como restrições de visualização de conteúdo nocivo e limitação da interação com contas adultas suspeitas, numa tentativa de corrigir sua reputação em proteger crianças online.
A Comissão agora está reunindo evidências adicionais, e embora não haja um prazo formal para o processo, a UE pode tomar medidas cautelares durante a investigação. Caso a Meta seja considerada em violação das regras da DSA, poderá enfrentar multas de até seis por cento de sua receita global.
*Com informações do The Verge
https://itforum.com.br/noticias/ue-apura-riscos-instagram-facebook-...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI