Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)


Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor não percebe que assumir riscos faz parte do negócio e, quando decide assumir riscos, pode assumir o risco de mais alta periculosidade.

Investir numa equipe de vendas pode ser um risco enorme, pois pode não dar o retorno desejado, mas deixar de vender não seria um risco muito maior?

Investir em marketing pode ser uma verba de risco porque não há a garantia de retorno, mas se o mercado não conhecer o seu produto, o mesmo pode não ser conhecido e adquirido pelo mercado, não seria um risco maior?

Valorizar o seu produto e vender a um preço que lhe traz o retorno necessário pode ser um risco de perder o cliente, mas vender a preço baixo e depois trocar a duplicata com um banco, que normalmente gera prejuízo, é um risco necessário para manter o cliente?

Investir na melhoria e motivação da mão-de-obra é um risco, pois a mão-de-obra pode ir para a concorrência, mas investir em um equipamento que pode ficar ocioso por falta de mão-de-obra qualificada ou falta de pedidos de vendas é uma imobilização que não se perde?

Não ceder às pressões e reivindicações de um funcionário intitulado como funcionário chave é um risco de o negócio se desestabilizar, mas ao perdê-lo e este ainda recorrer à justiça para pedir "direitos" é apenas uma traição e falta de reconhecimento por tudo que se fez com ele?

Vender sem nota fiscal é um risco baixo e um bom negócio, afinal não se paga impostos, mas se o cliente não pagar, como cobrá-lo sem um documento legal? E quando a Receita Federal descobre, o que fazer?

Afinal, qual é o risco certo?

Quanto maior o conhecimento dos riscos expostos, maior a chance de administrá-los. Será que a resposta seria: planejamento, organização, direção e controle? Conhecimento do negócio? Conhecimento das leis? Estar bem assessorado?

Um pouco de cada só faz bem, é como a saúde, sabemos que uma alimentação leve e saudável, exercícios físicos, controle do stress... fazem bem à saúde, mas apenas diminuem o risco do "enfarte", não o deixa imune. Então vamos minimizar os riscos, antes que a sua empresa sofra um "enfarte", afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.


fonte: http://planecon.blogspot.com.br/2012/08/vale-pena-correr-o-risco.html

 

 

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br 
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br

Exibições: 93

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço