Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Novamente, o IAV-IDV registrou queda nas vendas reais em setembro, desta vez de 7,4%, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, atingindo seu pior desempenho desde o início da medição, em outubro de 2007. Este resultado deve-se, principalmente, à instabilidade e à deterioração dos principais indicadores econômicos que direcionam o consumo. O índice é calculado com base nas projeções dos associados do Instituto.

Em agosto, o IAV-IDV fechou com queda real de 7,2%, antecipando novamente em um mês o resultado da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgado em 14 de outubro pelo IBGE. Este resultado foi 0,3 ponto percentual abaixo da estimativa do IAV.

Para este e os próximos dois meses, os associados do IDV indicam a continuidade da retração no faturamento real, em comparação com os mesmos períodos do ano anterior, com quedas de 2,62% em outubro, 2,26% em novembro e 2,53% em dezembro.

Todos os segmentos tiveram decrescimento de vendas em agosto, mas novamente o de bens duráveis foi o que mais colaborou com o resultado negativo do índice, com queda nas vendas de 12,7%. O IAV-IDV ainda aponta decrescimento neste setor para outubro, novembro e dezembro, de 3,4%, 2,9% e 2,1%, respectivamente.

Já o segmento de semiduráveis, que inclui vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, apresentou queda real de 6,2% em setembro. A expectativa para os próximos meses, em relação aos mesmos períodos do ano anterior, é de quedas de 3,1% em outubro, 5,6% em novembro e 1,9% em dezembro.

 “A deterioração dos pilares macroeconômicos que direcionam o consumo tem influenciado diretamente para o baixo desempenho do varejo desde o 3º trimestre do ano passado. Com agravamento do cenário em 2015, o IAV-IDV já acumula no ano, até setembro, retração real de 2,6%. Já o resultado do 3º trimestre de 2015, comparado com o mesmo período de 2014, aponta decrescimento de 5,9%”, comenta Luiza Helena Trajano, presidente do IDV.

http://www.abit.org.br/n/varejo-atinge-pior-desempenho-desde-2007

Exibições: 64

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço