Veja como ganhar mais dinheiro com o CDB
Por InfoMoney
SÃO PAULO - O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um dos investimentos mais populares do país, mas o que nem todo mundo sabe é que existem várias maneiras de investir nestes certificados e é possível ter uma rentabilidade mais atrativa se você se atentar a alguns pontos importantes.
Em primeiro lugar, é preciso lembrar que existem dois tipos principais de CDB: o pré e o pós-fixado. No caso do CDB prefixado, o investidor sabe na hora do investimento qual será a sua rentabilidade durante o prazo de vigência daquele título. Neste caso, o ideal é procurar por instituições que ofereçam a melhor taxa prefixada.
Já no caso do CDB pós-fixado, a rentabilidade do investimento é baseada em alguma taxa de referência. A principal taxa utilizada como referencial é o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que está sempre muito próxima da Selic (taxa básica de juros). Isso quer dizer que, ao optar por um CDB pós-fixado, você terá uma rentabilidade parecida com a Selic.
Mas o percentual que será pago do CDI não é fixo e pode variar de banco para banco, dependendo do valor investido e da negociação efetuada. Existem instituições que oferecem uma rentabilidade de 70% do CDI, enquanto outras chegam a pagar 110%, por exemplo. Por isso, é importante pesquisar entre os bancos antes de decidir em qual aplicar.
Normalmente, os bancos menores oferecem uma taxa melhor para quem tem pouco dinheiro para aplicar. E, como o CDB possui garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos) para aplicações de até R$ 70 mil, o investidor pode ficar mais tranquilo. Ou seja: se o banco “quebrar”, o FGC vai garantir a sua aplicação até este limite. “Quando a aplicação no CDB for menor do que R$ 70 mil vale a pena colocar em um banco menor”, afirma o consultor financeiro do Instituto DSOP, Edward Cláudio.
Liquidez
Outro fator que pode impactar favoravelmente na rentabilidade do CDB é a liquidez (facilidade de vender no momento que quiser) o papel. Isso porque existem títulos que oferecem uma liquidez menor e prazos maiores, ou seja, você não conseguirá vender na hora que quiser sem algum prejuízo.
Como compensação pela falta de liquidez e pelo prazo maior de investimento, os bancos costumam oferecer uma rentabilidade maior para o investidor. Por isso, se você tiver um bom planejamento financeiro e conseguir adequar o CDB a algum objetivo de longo prazo, este tipo de título pode ser interessante.
Impostos
Também é preciso lembrar que o CBD não é isento de Imposto de Renda. Assim como os outros investimentos de renda fixa, a cobrança é regressiva e varia de acordo com o prazo de aplicação. Por isso, é interessante se programar para resgatar no maior prazo possível, para que a rentabilidade líquida seja maior.
Além disso, também há cobrança de IOF para aplicações abaixo de 30 dias. Assim, investir em CDB para o curtíssimo prazo normalmente não vale a pena.
Veja abaixo a tabela de IR para investimentos de renda fixa:
15% Fonte: InfoMoney
Tabela Imposto de Renda |
|
Prazo |
Alíquota |
Até 180 dias |
22,5% |
De 181 a 360 dias |
20% |
De 361 a 720 dias |
17,5% |
Acima de 720 dias |
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI