O certificado Oeko-Tex® emitido pelo instituto competente ou pelo centro de certificação resposável é válido por 12 meses.
O certificado documenta que os artigos indicados foram aprovados nos ensaios segundo a Oeko-Tex® Standard 100 e cumprem os requisitos de uma classe de produtos comum.
Só é possível anunciar os méritos de um artigo confeccionado após o certificado ter sido recebido e apenas com a aposição do número de licença. Trata-se do número de ensaio da primeira certificação. O número do relatório serve de comprovativo do último ensaio realizado.
Como um rótulo Oeko-Tex® num produto não é, por si só, comprovativo de aprovação nos ensaios a substâncias nocivas, os fabricantes, importadores, retalhistas e as empresas de vendas por correspondência devem insistir junto dos respectivos fornecedores que estes apresentem o certificado Oeko-Tex® válido quando compram as suas gamas de produtos ou os seus componentes. Os dados no rótulo de ensaio (número de ensaio e instituto de ensaio) têm de corresponder obrigatoriamente aos do certificado fornecido. O rótulo Oeko-Tex® não pode ser aposto aos produtos não indicados do certificado.
A falta de certificados ou produtos fornecidos com dados diferentes dos certificados representam uma utilização irregular do rótulo Oeko-Tex®. Além de implicações legais, uma tal actuação pode afectar seriamente a imagem dos fabricantes e retalhistas envolvidos, caso a situação se torne pública.
A Oeko-Tex® Standard 100 é um sistema de certificação e ensaios uniforme em todo o mundo para produtos têxteis em bruto, intermédios e finais em todas as fases do processo.
Os ensaios a substâncias nocivas abrangem substâncias proibidas e regulamentadas por lei, produtos químicos cujos efeitos nocivos para a saúde são conhecidos e parâmetros para salvaguarda da saúde.
A afectação de um produto têxtil ensaiado a uma das quatro classes de produtos Oeko-Tex® baseia-se na utilização prevista para o produto. Quanto mais intensivo for o contacto de um produto com a pele, mais exigentes serão os requisitos de natureza humana e ecológica que terá de preencher.
Os fabricantes podem apor o rótulo Oeko-Tex® aos produtos ou grupos de artigos que forem aprovados nos ensaios e publicitá-los de outras formas, desde que tenha ficado demonstrado no âmbito dos testes laboratoriais exaustivos que todos os componentes, incluindo os acessórios, cumprem os critérios de ensaio estipulados, sem excepção. É emitido um certificado com a validade de um ano e pode ser renovado sempre que for pretendido.
Os ensaios a substâncias nocivas segundo a Oeko-Tex® Standard 100 baseiam-se sempre no uso previsto para os produtos têxteis. Por isso, aplica-se o seguinte princípio:
Quanto mais intensivo for o contacto de um produto têxtil com a pele (e quanto mais sensível for a pele), mais exigentes serão os requisitos humanos e ecológicos que o produto têxtil terá de cumprir.
Consequentemente, os produtos têxteis aprovados nos ensaios são dividos em quatros classes de produtos diferentes:
Uma certificação segundo a Oeko-Tex® Standard 100 proporciona uma série de vantagens às empresas do sector têxtil e do vestuário que pretendem oferecer aos seus clientes produtos inócuos para a saúde:
Esta transparência adicional traduz-se num significativo aumento da segurança dos produtos e em poupanças de tempo, em especial para empresas com ciclos de produção muito curtos e um sistema de garantia da qualidade interno complexo.
FONTE: OEKO-TEX
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI