Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Veja quais são as profissões em alta na Indústria até 2015

Mapeamento do setor revela uma demanda de 7,2 milhões de profissionais técnicos durante os próximos três anos

O Brasil terá de formar 7,2 milhões de trabalhadores em nível técnico e em áreas de média qualificação para atuarem em profissões industriais até 2015. Essa necessidade produzirá oportunidades em 177 ocupações, que vão desde trabalhadores da indústria de alimentos (cozinheiros industriais) e padeiros até supervisores de produção de indústrias químicas e petroquímicas.

Os dados fazem parte do Mapa do Trabalho Industrial 2012, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para subsidiar o planejamento da oferta de formação profissional da instituição. A pesquisa também pode apoiar os jovens brasileiros na escolha da profissão e, com isso, aumentar suas chances de ingresso no mercado de trabalho. O Mapa foi apresentado durante o lançamento da Olimpíada do Conhecimento, nesta quinta-feira (20) em São Paulo.

Do total da demanda, 1,1 milhão será por trabalhadores para ingressarem em novas oportunidades no mercado. O restante já está trabalhando e precisa manter-se qualificado para acompanhar os avanços tecnológicos da indústria. "Apenas 6,6% dos brasileiros entre 15 e 19 anos estão em cursos de educação profissional. Na Alemanha, esse índice é de 53%. Nossos jovens precisam ver a formação profissional como uma excelente oportunidade para o mercado de trabalho", afirma o diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi.

Mais oportunidades no setor de alimentos

Entre as ocupações que necessitam de cursos profissionalizantes com mais de 200 horas, a maior demanda está no setor de alimentos. Serão necessários 174,6 mil trabalhadores para o segmento (cozinheiros industriais) entre 2012 e 2015 em todo o Brasil. No mesmo período, o país precisará de 88,6 mil operadores de máquinas para costura de peças do vestuário e 81,7 mil preparadores e operadores de máquinas pesadas para a construção civil.

Já entre as ocupações técnicas de nível técnico, o técnico de controle da produção lidera o ranking com demanda de 88.766 profissionais. Atrás, vem a de técnicos em eletrônica com 39.919 e a de técnicos de eletricidade e eletrotécnica, com 27.972.

Ocupações em aréas de média qualificação com maior demanda

Ocupações Demanda acumulada
2012-2015
Trabalhadores da indústria de alimentos (cozinheiros industriais) (setor de alimentos) 174.586 
Operadores de máquinas para costura de peças do vestuário  88.600 
Preparadores e operadores de máquinas pesadas para a construção civil  81.817 
Mecânicos de manutenção de máquinas industriais  63.427 
Mecânicos de manutenção de veículos automotores 

62.866

 

 

Ocupações  Demanda acumulada
2012-2015 
Técnicos de controle de produção  88.766 
Técnicos em eletrônica  39.919 
Técnicos em eletricidade e eletrotécnica  27.972 
Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações  25.204 
Técnicos em operação e monitoração de computadores  21.677 

Fonte: Mapa do Trabalho Industrial 2012


A análise da demanda mostra ainda que os profissionais das ocupações operacionais precisam ser polivalentes, com capacidade para desempenhar várias funções. Vem aumentando também a importância de características como visão sistêmica do fluxo produtivo e capacidade de gerenciamento.

Apesar de não figurarem no topo da lista da demanda, algumas profissões têm ganhado espaço no mercado de trabalho industrial. Entre elas estão agentes de meio ambiente, pela utilização de tecnologias mais limpas e preocupação com a conservação dos recursos naturais, e os trabalhadores do campo da logística, desde os operadores até os técnicos.

Onde estão as vagas

A maior necessidade por profissionais capacitados nesses dois grupos se concentra nas regiões Sul e Sudeste, especialmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná.

Região Demanda por capacitação  Demanda por capacitação (%) 
Sudeste  4,13 milhões  57,6% 
Sul  1,50 milhão  20,9% 
Nordeste  854,50 mil  11,9% 
Centro-Oeste  383,50 mil  5,5% 
Norte  294,80 mil  4,1% 


No grupo de ocupações que requerem mais de 200 horas de qualificação, a de cozinheiro industrial lidera em 25 unidades da federação. Já entre as profissões de nível técnico, a necessidade maior será por técnicos de controle da produção, técnicos em eletrônica e técnicos em eletricidade e eletrotécnica.

 

Fonte:http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/veja-qua...

Exibições: 282

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço