Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Vencedores do Prêmio Nacional de Inovação contam experiência no Paraná e em Santa Catarina

Representantes de 19 empresas e organizações premiadas fizeram parte do grupo que visitou parques tecnológicos, ecossistemas de inovação e o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados.

Vencedores do Prêmio Nacional de Inovação contam experiência no Paraná e em Santa Catarina

Aproximar realidades distintas e estabelecer conexões a partir de soluções inovadoras. Com esses objetivos em mente, a equipe da Confederação Nacional da Indústria (CNI) reuniu empresas e organizações de apoio da pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) na 26ª edição do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação. De 1º a 5 de agosto, 19 vencedores do Prêmio Nacional de Inovação (PNI) conheceram cases desenvolvidos na rota da inovação do Paraná e de Santa Catarina. 

Para a delegação, a programação definida permitiu pensar em inovação em diferentes nichos e o formato foi determinante para o sucesso de mais uma jornada inovadora, feita em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).


“Incríveis as conexões que foram possíveis fazer com pequenas e médias empresas e de diferentes setores. É algo que toda grande empresa precisa para ampliar visões e estabelecer parcerias”, avalia Victor Schilling, gerente de projetos responsável pela área de inovação da BASF, empresa química alemã global que venceu na categoria inovação em processo

“Enriquecedor e incrível o nível de aprendizado que tivemos em quase uma semana. As relações que se estabelecem em uma imersão desse nível, não tem preço”, destaca Mariela Portz, diretora de Inovação e Projetos Especiais do Governo de Lajeado (RS), a frente do movimento Pro_Move, vencedor na modalidade ecossistemas de inovação em desenvolvimento.

A 26ª edição do programa de imersões iniciou a série de visitas técnicas no Biopark, parque tecnológico que fica em Toledo (PR), e tem, entre outros nichos, laboratório de inovação em queijos finos. Também foi possível entender sobre processos de inovação desenvolvidos pela LAR Cooperativa Agroindustrial e pela Cooperativa Central Frimesa, além de conhecer a expertise da Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional e especializada no desenvolvimento e na produção de medicamentos genéricos e cosméticos. 

O segundo bloco de visitas passou pelo Parque Tecnológico Itaipú e contou, ainda, com degustação da linha sabores do Iguaçu da Oficina do Sorvete, em Foz do Iguaçu, e visita à sede da Nanovetores, em Florianópolis, ambas premiadas pelo PNI, edição 2021/2022.

Vencedores do Prêmio Nacional de Inovação contam experiência no Paraná e em Santa Catarina

Maior premiação de inovação do país

O Prêmio Nacional de Inovação (PNI) é a única premiação do país que entrega relatório personalizado e gratuito a todas as instituições inscritas, com feedbacks, identificação de pontos fortes e oportunidades de melhorias, além do comparativo entre os candidatos da mesma modalidade. 


“O Prêmio Nacional de Inovação tem uma metodologia robusta que dá visibilidade para empresas e ecossistemas com seus resultados de inovação. Queremos tornar público para o Brasil e para o mundo as boas práticas que têm sido desenvolvidas por essas instituições no fortalecimento da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação”, ressalta a diretora de Inovação da CNI e coordenadora executiva da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), Gianna Sagazio. 


A metodologia de avaliação do Prêmio segue um padrão internacional e foi atualizada conforme as novas diretrizes da quarta edição do Manual de Oslo. As instituições inscritas passam por etapas de avaliação e bancas de juízes até a seleção das finalistas e vencedoras. O trabalho de análise e seleção dos cases é feito em parceria com o Sebrae. “Valorizar a inovação das MPE e os ecossistemas de inovação neste período de tantas dificuldades é também incentivar e inspirar a retomada da economia brasileira”, explica Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional.

.

Ao longo de sete edições do PNI, o programa de imersões reuniu 600 pessoas de 92 instituições e empresas premiadas. “A imersão é tão esperada não somente pelo prestígio de quem ganhou o prêmio e não apenas por valorizar todo o benchmarking nacional e internacional, mas especialmente por estabelecer trocas de experiências. Em inovação ninguém faz nada sozinho”, aponta a gerente executiva de Inovação da CNI, Tatiana Farah.

Por: Camila Vidal

Fotos: Michelle Fioravanti

Da Agência de Notícias da Indústria

https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/inovacao-e-tecno...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 35

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço