Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Verão 2016: Vicunha destaca as tendências para o jeanswear

As principais tendências para o Verão 2016 em jeanswear foram detectadas pela Vicunha Têxtil que selecionou as com maior relevância e apresenta quatro principais temáticas. De acordo com a Coolhunter da empresa, Lorena Botti, a temporada aparece multicultural e traz elementos artesanais combinados ao perfume retrô. Veja como essas informações podem ser traduzidas ao denim.

ETHNOTECH

Handmaking is priceless

A valorização de criações artesanais antigas traz um interesse por trabalhos manuais típicos da cultura japonesa nesta trend. Tecidos leves, macios e brilhantes celebram o índigo e o artesanato. Os tingimentos apresentam variações de azuis que podem ser sangrados e fluidos, ou claros e profundos. No jeans, os trabalhos de amarração, pontos e nós deixam parte do tecido “protegida” do tingimento e geram formas geométricas e estampas únicas, conferindo exclusividade e  originalidade às peças.  

Sarjas nas mais variadas bases constroem formas amplas e de extrema leveza com interferências na cor índigo. Manchas em tons contrastantes evidenciam diversas tonalidades de azul, do marinho ao elétrico.

Formas fluídas e silhuetas de grandes dimensões são essenciais. Para as mulheres, conforto e bem-estar são propiciados por shapes como calças com linhas em “A” e macacões utilitários. O quimono é também influência para vestidos e casaquetos que recebem cinturas marcadas por cintos estilizados e mangas angulares. Para os homens, o estilo boro domina a alfaiataria, que traz calças e casacos compostos por patches construídos a partir de um interessante mix de texturas e estampas. Nas calças, o estilo pijama cria um visual despretensioso e jovem, enquanto na camisaria a união da formalidade com o espontâneo cria looks super contemporâneos.

Entre os artigos da tecelagem voltados a esta temática, destacam-se os dark denim "Moser" e "Fencing", com efeitos 3D e diferentes padrões de cor. Os "Printed Athletic Denim" exploram padrões florais, folhas e uma releitura moderna do Shibori, técnica milenar de tie dye.

OLD TREASURE

Rediscovering abroad cultures

Nesta tendência, o turismo passa a ser visto com conotação mais ampla, como um mergulho cultural que preza pela conexão com o novo local. A emoção de vivenciar lugares históricos dirige o olhar a objetos, arquitetura e personagens, em uma atmosfera aventureira, artsy e boêmia.

 

Tecidos feitos de fibras naturais e superfícies texturizadas, com efeitos que trazem aparência envelhecida e desgastada, marcam e imprimem personalidade às peças.  A paleta de cores é composta de intensidades claras, inspiradas em paisagens desérticas, enquanto a cartela de tons escuros transita por tonalidades queimadas e oxidadas, criando certa predominância de cores quentes e áridas.

Sarjas de aspecto nobre são a base para criações que expressam um mix romântico entre o estilo esportivo e a alfaiataria.  Nelas, o trabalho de lavanderia valoriza as texturas em uma rica gama de cores terrosas.

A alfaiataria feminina é combinada ao estilo esportivo, criando visuais contemporâneos com calças de quadril folgado e cintura levemente baixa, combinados a ganchos singelamente mais amplos. Já o clássico workwear masculino ganha releitura em coletes, jaquetas e calças com patches, bolsos, costuras e aviamentos utilitários, com toque sofisticado quando combinado a referências esportivas, seja no design ou nos tecidos.

Os tecidos indicados para caber nessa temática são o "Ink" e o super strech "Rugby", além da sarja "Stormy", com algodão elastano e alto stretch.

REMODEL

The past and the future moods connected

?Geometria é a palavra-chave e aparece trabalhada tanto em produtos brilhantes de construções 3D quanto em aplicações de desenhos a laser, formando autênticas composições junto ao design de formas angulares e silhuetas limpas. A aposta em tecidos nobres e acabamentos especiais traz uma infinidade de bases, no qual o visual resinado revigora a estética raw.

A autenticidade está nos detalhes, como abotoamentos e pespontos contrastantes, evidenciando a aparência de costuras. A cartela de tons é discreta e apresenta cores limpas como caramelo, burgundy, branco e preto, em suas mais sofisticadas versões. Tecidos inovadores aparecem em tingimentos especiais, de grafites, azuis elétricos e intensos, e ainda recebem acabamentos brilhantes de visual ultra diferenciado, atualizando a estética raw.

Peças outerwear são trabalhadas em modelagens mais relaxadas e com volumes levemente amplos e geométricos. Artigos leves de camisaria são utilizados em um jogo de proporções de alfaiataria, trazendo silhuetas com inspiração vintage. Vincos, recortes, pencils e costuras delineiam e enriquecem os shapes. Para compor o estilo, lançamentos como os produtos Savile e Yves, que trazem tramas desenhadas garantindo uma infinidade de possibilidades criativas e uso de ambos os lados (avesso e direito).

 MAKERS

Shaping the future

A imersão no mundo virtual e o compartilhamento originam uma cultura visual com abundância de imagens, que inspiram uma estética dinâmica e multifacetada. No jeanswear, a estética é descontraída e define looks compostos por camadas, que recebem ainda uma pitada de atitude esportiva. Os tecidos traduzem este espírito por meio de formas experimentais de tratamento, e brincam com a ideia de construção e desconstrução em diferentes estilos de rasgos e puídos. Scrapbooks cheios de insights e estudos de cores e formas servem de inspiração para estampas e lavagens, reforçando o universo streetwear.

Saias românticas trazem um mix de detalhes como plissê e frayed, compondo looks contemporâneos. Silhuetas masculinas, que fazem alusão ao punk, trazem calças repletas de detalhes e que variam de skinnies a oversized.

Para criar dentro desse contexto as opções são "Gregory" e o "Sharon", com acabamento especial "Carbolumen".
http://www.abit.org.br/n/verao-2016-vicunha-destaca-as-tendencias-p...

Exibições: 135

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço