Para esse primeiro Laundry Edition, a Vicunha fez parceria com o Grupo GB de lavanderia, de Colatina (ES), que tem forte atuação no Brás. Desenvolveu coleção cooperada com cerca de cem peças, a maioria de calças, que buscou construir peças atraentes sob o ponto de vista comercial e da moda. O desenho da linha seguiu três temas: Atmosphere, Decor e Vintage, baseados em pesquisa e tendências mapeados pela equipe da têxtil.
“Com a produção e experiência da GB”, destacou Lorena Botti, cool Hunter da Vicunha. Ela explicou que o tema Atmosphere tem um lado mais experimental, porém, de visual discreto. Entre as lavagens para essa tendência, ela destaca o efeito de céu estrelado, aplicado sobre fundo escuro, destacado por micropontos brancos (veja abaixo a técnica sugerida).
O Decor mistura elementos de arquitetura, da natureza e étnicos. Da botânica, por exemplo, foram retiradas imagens de folhas que estamparam em laser a calça tinta em tom de verde. O Vintage propõe reproduzir no jeans registros de memória do tecido conforme sua utilização e registros do tempo sobre a roupa.
“Queremos mostrar, com esta parceria, que é possível produzir peças desejo para serem comercializadas nas lojas”, declarou Fábio Felix, coordenador de lavanderia da Vicunha. Já Renzo Brum, designer da GB, acrescentou que não basta ter uma peça piloto bonita porque o mais importante é ter reprodutibilidade e volume de produção.
Dentro da programação do evento, realizado no showroom da Vicunha na capital paulista, constou a realização de um desfile técnico, para o qual foram selecionadas em torno de 30 peças.
Céu estrelado: técnica sugerida (foto 5 da Galeria abaixo).
Para esse efeito, não é preciso ter máquina especial com cesto completamente fechado, explica Fábio, da Vicunha. Pode ser feito em uma lavadora comum de cesto com furos, desde que se coloque placas de acrílico comum para tampar os vãos, evitando que o pó empregado seja perdido.
Para fazer uma calça é preciso 1 grama de permanganto misturado a um pó (que pode ser giz ou areia ou outro similar), em quantidade equivalente a 30% do peso da peça. Com o cesto fechado, espalha o pó e coloca a calça úmida e bate por pelo menos cinco minutos. A peça precisa estar úmida para o permanganato colar nela e o tempo de máquina vai depender da intensidade do efeito que se queira dar, alerta Fábio. Quanto mais tempo, mais borrifos brancos. Ao fim do ciclo, a peça é retirada da máquina e pendurada para o permanganato continuar a agir. Só depois, é lavada e seca.
http://www.gbljeans.com.br/noticias_view.php?cod_noticia=6307
Jussara Maturo
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI