Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Você usaria uma calça por 15 meses, sem lavá-la, para o bem da ciência?

Fonte:|hypescience.com|


Josh Lee, um estudante da Universidade de Alberta, nos EUA, fez exatamente isso. Ele usou uma calça jeans de Setembro de 2009 a Dezembro de 2010 sem nunca lavá-la, só para ver quantas bactérias seriam acumuladas na roupa.

Ele escolheu jeans “crus”, ou seja, que não foram tratados com nenhuma substância química, para que isso não alterasse o que Lee considerou um ambiente perfeito para criar bactérias. Segundo Josh, ele usou as calças quase todos os dias, o que parece impressionante, tendo em vista que ela mal parece usada.

Quando os 15 meses terminaram, Lee tirou seu jeans “contaminado” e o levou para o laboratório de uma professora, para verificar a quantidade de bactérias. A professora retirou amostras, lavou os jeans, pediu para que Lee os usasse por mais duas semanas e depois retirou novas amostras.

Incrivelmente, os resultados foram similares. Cinco tipos de bactérias de pele, e entre 8500 e 10000 espécimes encontrados – principalmente na área do gancho da calça.

A conclusão foi que as pessoas podem lavar menos vezes as roupas para proteger o meio-ambiente. Mas se a atitude vai proteger também a sua vida social é um grande mistério.

Exibições: 181

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de António Manuel Miranda em 26 janeiro 2011 às 13:51

Para quem foi ou é um dinossauro do jeans.

Quando as calças eram compradas na galeria Pagé, em 1965, era uma prática comum usar a calça diaramente, sem importar durante quanto tempo, com a finalidade de obter o desbotamento ideal. Coisa que só se conseguia com o uso constante.
Há inclusive marcas que recomendam o uso durante 6 meses, no mínimo, antes da primeira lavagem.
Isto é o Jeans!

Comentário de Paulo Henrique de Oliveira em 26 janeiro 2011 às 13:19

É só aplicar um acabamento a base de ions de prata e vc terá um sensação de frescor, mesmo sem lavar.... Mas por 15 meses também é demais....

 

Abraço.... 

Comentário de iara rodrigues da cunha em 26 janeiro 2011 às 10:43

Olá Erivaldo...bem interessante a matéria  e vídeo...só não acredito muito que isso possa se tornar  realidade objetivando diminuir o consumo de água do planeta... quinze meses é muito tempo...só mesmo para o bem da ciência!!!  rsrsrs

um abraço

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço