Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Workshop estratégias de sustentabilidade para o design de moda

O que?

Workshop Estratégias de Sustentabilidade para o Design de Moda

Profª Luciana Duarte

Este workshop é parte integrante das atividades da 1ª edição do EnCOntro Minas Gerais, evento gratuito que reúne profissionais e público engajados pelo bem-estar do meio ambiente e da sociedade.

 

Quando?

Dia: 19/09/2015 (sábado)

Horário: 9h às 12h

 

Onde?

Tenda 1

Parque Ecológico da Pampulha

Av. Otacílio Negrão de Lima, 7111 – Pampulha, Belo Horizonte / MG, 31365-450

 

Como?

Enviar e-mail para ecoencontrominasgerais@gmail.com informando:

  • nome completo
  • telefone
  • formação/grau de instrução

Valor: GRATUITO.

Limite de 40 vagas.

 

Por que?

Este workshop busca indicar 12 estratégias para valorizar produtos de vestuário, calçados, bolsas e adornos, consoante a perspectiva da ética e estética da sustentabilidade.

O workshop está estruturado em apresentação teórica dos conceitos e em atividade de geração de ideias. Serão abordadas as principais características de comportamento do consumidor de produtos sustentáveis, além de dados do mercado de moda no Brasil.

Também serão apresentados estudos de caso de empresas, materiais, produtos e serviços, todos relacionados à moda ética/sustentável, tanto do Brasil quanto da Europa.

Ao final, os resíduos têxteis são enfatizados como oportunidade de negócio e de solução em design. Os participantes são então convidados a discutir os assuntos apresentados e são direcionados no processo de criar novos negócios/produtos/serviços de moda utilizando as estratégias aprendidas.

Este workshop tangencia os seguintes temas:

  • Teoria e crítica do Design: é apresentada a implicação da ética da sustentabilidade na estética de produtos de moda;
  • História do designserá apresentada uma linha histórica pontuando do Green Design (1970) a Moda Ética (2007);
  • Design e educaçãoé proposto o uso de ferramentas de criatividade (brainstorming, brainwriting, sinética e votação) para geração de ideias com foco na utilização de resíduos de moda;
  • Design e tecnologia: são apresentados materiais de alta performance (ex. tecido de fibra de cânhamo) e de tecnologia social (ex. os encauchados dos índios amazônicos);
  • Design social: serão discutidos temas de responsabilidade social, filantropia empresarial, interface design/artesanato, dentre outros;
  • Design estratégico: principal vetor do workshop para demonstrar como os valores ambientais, sociais e culturais articulam-se nos produtos de moda.

O conteúdo e o método do workshop baseiam-se em outros cursos ministrados pela professora: curso de extensão “Design de Moda para Sustentabilidade”, na Escola de Design da UEMG (2014); disciplina optativa “Moda e Sustentabilidade”, na graduação em Design de Moda da UFMG (2011/2012).

O mesmo workshop integrou as atividades do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e, em 2015, aconteceu duas vezes na Faculdades Kennedy.

convitelancamento

Convite EnCOntro Minas Gerais

Exibições: 92

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço