Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Curtíssima, cargo, plissada, com aplicações de flores, reta ou com sobreposição de tecidos, saiba quais são os modelos mais quentes do momento.

Tendências de minissaia: conheça os modelos mais quentes da moda, como as saias plissadas, com pregas e cargo

Foto: Getty Images

az tempo que ela garantiu seu lugar em nossos guarda-roupas. Desde sua criação lá nos anos 1960, não param de surgir variações que atualizam a forma como usamos o modelo curtinho por aí. Recentemente, mais ainda. E as temporadas de desfiles de verão 2022 e inverno 2023, estão aí de prova. A seguir, veja as principais tendências de minissaia Olha só:

Minissaia ultracurta

Já faz um tempo que elas estão por aí, nas passarelas, ruas, festas e, claro, em todas as plataformas de redes sociais. Uma das explicações para o encolhimento da barra é os anos 2000. Como vocês já devem saber, a moda caiu de amores pelo estilo da virada do milênio, também conhecido como Y2K. Daí os modelos que mais parecem um cinto usado como saia ou apenas uma pequena faixa de tecido amarrada na altura do quadril, tipo os do inverno 2022 da Diesel.

Em outubro de 2021, veio a dona Miuccia Prada, com o verão 2022 da Miu Miu, para dar uma chacoalhada na coisa toda. Começou com aquelas versões micro de roupas de escritório ou uniforme escolar estadunidense, depois veio em versão tenista, transparente e muito mais. Para quem prefere um pouco de comedimento, vale ficar de olho na Valentino. No inverno 2023, o diretor de criação Pierpaolo Piccioli combinou comprimento abreviado com uma camada longa por baixo – truque que dá uma forcinha para se movimentar com liberdade.

Flower power

Aplicações de flores em minissaias marcaram presença nas coleções de verão e inverno 2023. Prabal Gurung usou apenas uma – mas enorme – flor em saias coloridas. Já a Valentino incorporou várias de uma vez só, criando uma espécie de saia-buquê. A Prada, por sua vez, optou pelo meio-termo, com aplicações delicadas ali e aqui, lembrando muito dobraduras de papel. Justamente pela textura e volume, são ótimas opções para quebrar a sobriedade ou frieza de peças clássicas ou básicas.

Minissaia plissada ou com pregas

Desde o desfile-desejo de verão 2022 da Miu Miu, modelos com pregas ou plissados têm aparecido no topo da lista de desejo de muita gente. Tem um quê mais arrumado, tradicional, porém nada sério, levemente subversivo até. Para garantir esse efeito é importante que a peça seja feita de tecidos usais, como algodão, sarja e denim. Se tiver barras desfiadas e a parte de cima for igualmente ousada ou contrastante, melhor ainda.

Minissaia cargo

Outro resquício da moda dos anos 2000 que voltou com tudo é a modelagem cargo, com bolsões nas laterais e muito detalhe utilitário. Tem um quê militar, muita referência ao universo do skate e, agora, um bom toque de glamour. A novidade são minissaias em tecidos delicados ou brilhantes, como o cetim, e cores suaves, com a praticidade daqueles compartimentos extra para guardar qualquer coisa. O melhor exemplo você encontra no verão 2022 da Fendi.

Minissaia com amarração e tecido lateral

É quase o inverso de uma fenda. E, se nos permitem, até mais interessante. Pensa numa saia bem curta, ajustada ao corpo, porém com um efeito drapeado que simula uma amarração em volta do quadril. Aí, o que sobre do tecido depois do nó ou do laço, cai sensual e sofisticadamente pernas abaixo. O comprimento dessa quase-cauda fica a gosto do freguês. Chique, o detalhe dá uma elevada no visual e é uma boa pedida para sair do básico, quando combinado a itens clássicos, como uma camisa branca ou um suéter de lã em tom neutro.

Minissaia reta

Outro modelo para ficar de olho é o de corte reto. Nada de fendas, recortes nem bolsos. É a saia e nada mais. Menos é mais, sabe como? No máximo, aparece um botão, um zíper frontal e olha lá. O charme fica para o caimento da peça que, quando bem construída, veste bem e vai com tudo. Tudo mesmo. Mas pra quem estiver sem muita imaginação, pense em partes de cima mais volumosas e menos estruturadas. Um casaco ligeiramente mais longo que a barra da saia também é ótimo. Ou tudo bem justinho, na mesma cor, bem anos 1960.

POR CHAMES OLIVEIRA

https://elle.com.br/moda/as-principais-tendencias-de-minissaia-da-t...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 39

Responder esta

Respostas a este tópico

São obras de arte.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço