Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Ajuda - Meia Malha de algodão deve descansar ou não antes de ser cortada?

 Antes de fabricar minhas camisetas de algodão a malha fica de 24 a 48 hs enfestada descansando na mesma de corte. 

 Estava semana entrei em um debate com algumas pessoas que afirmaram não descansar a malha antes do corte. 

Quero saber a opinião das pessoas aqui neste canal!

 

Exibições: 8825

Responder esta

Respostas a este tópico

Com absoluta certeza, se você quer trabalhar com QUALIDADE, é um DEVER fazer o descanso no mínimo 24 horas antes do corte. Isso serve pra QUALQUER MALHA algodão ou poliester, pois toda malha em rolo está sofrendo tensão, devido a trama da malha ser flexível e arredondada, qualquer força que exercer sobre ela irá sofrer tensão que poderá causar problemas de instabilidade dimensional alterando tamanhos pós lavagem.

Prezada Flávia recomenda-se descanso de no minimo 24 horas antes do enfesto com camadas baixas na mesa de enfesto.
Outra recomendação é trabalhar com pouca na tensão na hora de enfestar.
Trabalho com venda de malhas em geral caso precise fico a disposição.
Daniel Aguiar.
047-99047779

FLÁVIA LEITE

BOA NOITE !!

REPRESENTO A DELTA EQUIPAMENTOS, SOMOS FABRICANTE DE RELAXADORA DE MALHAS ABERTAS E TUBULARES, ENTRE EM CONTATO POR E-MAIL laranjaltextil@uol.com.br QUE ENVIAREI O LINK DA NOSSA MÁQUINA QUE RELAXA MALHAS EM APENAS 10 MINUTOS, AGUARDO RETORNO.

SDS.

REINALDO DE CASTRO

Obrigado aos amigos que responderam a minha dúvida!

Eu trabalho com meia malha há mais de 20 anos, e sempre deixei relaxar por no mínimo 24 horas em função da tensão que a malha sofre ao ser enrolada.

Mas também conheço algumas pessoas que preferem enfestar direto do rolo, e fazem uma compensação na modelagem. Pessoalmente não gosto muito desta solução.

Essa compensação na modelagem é o famoso "jeitinho brasileiro", isso não existe, pois a peça vai encolher após lavagem então não adianta você acrescentar. O que existe é a coisa certa e a errada, como brasileiro gosta de fazer malandragem e achar que ta levando vantagem, a maioria talha sem o devido descanso. 

Boa tarde “Flavia”

 

Realmente o tema levantado e colocado em questão por você, é um dos grandes vilões  nos setores de corte/enfesto. Conforme nossos colegas já comentaram, realmente não só malhas 100% algodão, mas principalmente malhas com elastano em sua composição ,devem ser “descansadas”. A Delta ,com base no mercado, entende que as empresas ,na grande maioria, não possui esse tempo disponível para descansar a malha( 24hs ou mais), e também dependendo do volume, não tem espaço físico suficiente disponível para tal método.Com isso desenvolvemos uma maquina capaz de “relaxar”malha ou tecido, em apenas alguns minutos, de rolo para rolo. Desta forma você eliminara as tensões existentes nos rolos, diminuirá seu prazo de entrega, reduzira desperdícios oriundos de possíveis acréscimos no enfesto para compensar a retração e principalmente garantira a qualidade final de seu produto.

Temos vários clientes no Brasil e América central que utilizam nossa tecnologia, posso citar Malwee,Hering,Elian,Daniela Tombine,Demillus etc.

Segue link de nosso site e também de um vídeo sobre a relaxadeira com ela em funcionamento :

 

www.deltaequipamentos.ind.br

https://www.youtube.com/watch?v=GrXmi_oZjmM

 

A Delta se coloca a sua disposição, através do fone (47) 3395-0494, (47)9177-7940 e através do e-mail comercial@deltaequipamentos.ind.br.

 

Um abraço!

Muitas marcas Nacionais e grandes magazines terceirizam toda mão de obra, e grande parte dessas confecções terceirizadas "as famosas PRIVATE LABEL", talham sem descansar. Para se trabalhar com malha deve-se ter cuidado redobrado perante a estabilidade dimensional.

Boa tarde, Flávia,
Todo o problema relacionado com o famoso "descanso" da malha provém do tensionamento que a mesma recebe na operação de enrolamento na calandra. Sabemos, por experiências, que num processo de relaxamento a seco, uma malha levaria cerca de 72 horas para alcançar seu estado de relaxamento máximo. Esse conceito porém perdeu força no momento em que os fabricantes de equipamentos de acabamento começaram a desenvolver novas máquinas, baseadas em estudos de controle de estabilidade dimensional da malha, onde se consegue processar acabamentos com níveis de encolhimentos reduzidos. No entanto, ao se enrolar a malha , no final do processo, aplica-se à mesma um tensionamento que precisa ser eliminado antes do corte, seja por meio de um "descanso" mínimo de 24 horas ou mecanicamente por meio de um equipamento como o, mencionado pelo Volnei Mathias, que faz esse relaxamento em poucos minutos. Quando, num acabamento de qualidade o tecido é enfraldado ao invés de enrolado, esse tempo de "descanso" pode ser dispensado.
Boa Noite,meu nome é Domingos Motta
Sou consultor de produção Industrial, voltado principalmente as confecções e direcionada diretamente ao chão de fábrica.Mas vamos a resposta
Sim é necessário o descanso da malha. Recomendo 48 horas.
Desfralde o rolo em um tamanho aproximado de 50 a 60cm e atenção não coloque um rolo desfraldado em cima de outro pois dessa maneira o que fica embaixo recebe um pêso que impede o descanso da malha. Quem não descansa a malha tem que ter equipamento de ponta,enfestadeiras modernas que otimizam o processo mantendo a qualidade. Espero ter ajudado, meu email é consultoriamotta@gmail.com. Boa sorte e se precisar de mais alguma informação, fico a sua disposição. Grande abraço, sucesso!

Domingos Motta
15-991520360

Marcos, você fabrica para quais empresas no país? Deixe o seu contato

Marcos disse:

Com absoluta certeza, se você quer trabalhar com QUALIDADE, é um DEVER fazer o descanso no mínimo 24 horas antes do corte. Isso serve pra QUALQUER MALHA algodão ou poliester, pois toda malha em rolo está sofrendo tensão, devido a trama da malha ser flexível e arredondada, qualquer força que exercer sobre ela irá sofrer tensão que poderá causar problemas de instabilidade dimensional alterando tamanhos pós lavagem.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço