Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão

Destaque da Semana - Logo mais (14hs de Brasília) sai o primeiro relatório de oferta e demanda do ano do USDA. Tensões no Mar Vermelho se agravam e resultados oficiais mostram que a receita de exportações de algodão Brasileiro em 2023 foi de US$ 3,07 bilhões.

 

Algodão em NY - O contrato Mar/24 fechou nesta quinta 11/01 cotado a 81,36 U$c/lp (+1,5% na semana). O contrato Jul/24 fechou 82,94 U$c/lp (+1,0% na semana) e o Dez/24 a 79,71 U$c/lp (-2,9% na semana).

 

Basis Ásia - O Basis médio do algodão brasileiro posto Leste da Ásia: 882 pts para embarque Jan/Fev (Middling 1-1/8" (31-3-36), fonte Cotlook 11/jan/23).

 

Altistas 1 - O ponto de equilíbrio para produtores americanos de algodão é em torno de 85 U$c/lp. Nos atuais patamares, a área plantada pode cair para o menor nível em 10 anos.

 

Altistas 2 - Os preços do petróleo saltaram 4% hoje após ataques aéreos e marítimos noturnos dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha contra alvos terroristas no Iêmen, em resposta a ataques a navios de carga no Mar Vermelho.

 

Baixistas 1 - Entretanto, os efeitos das tensões no Mar Vermelho, rota por onde passa 12% do transporte marítimo de contêineres, já tem causado aumento nos fretes marítimos internacionais.

 

Baixistas 2 - As principais empresas de transporte de contêineres do mundo aplaudiram a atitude dos EUA e Grã-Bretanha na região, mas continuam operando no Canal de Suez, a rota mais rápida entre a Ásia e a Europa.

 

EUA - O primeiro número oficial de área plantada e estimativa de produção para 24/25 nos EUA será divulgado no USDA's 100th Annual Agricultural Outlook Forum, que ocorrerá 15-16 de Fevereiro de 2024.

 

China 1 - De acordo com a China Cotton Association (CCA), a área plantada de algodão tem previsão de redução de 1,5% em 2024 na comparação com 2023. A estimativa é de 2,725 milhões de hectares.

 

China 2 - Durante as últimas duas semanas, a demanda de têxteis melhorou na China. Varejistas estão preparando estoques para o ano novo Chinês. Estoques de fio e tecido finalmente baixaram, e a atividade da indústria também melhorou um pouco.

 

China 3 -Entretanto, a situação de mercado no gigante Chinês continua delicada, com estoques se acumulando nos armazéns alfandedagos, baixa taxa de operação das indústrias e preço do algodão importado ainda alto em relação ao algodão local, desestimulando as importações.

 

Taiwan - O mundo acompanha com atenção o resultado das eleições presidenciais em Taiwan, que ocorrem amanhã (13). O vencedor será peça-chave nas relações entre China e EUA.

 

Paquistão - Importação de algodão aumentou no Paquistão na semana passada. Rúpia estável, estoques reduzidos e preços domésticos mais altos têm levado as indústrias têxteis ao mercado externo, com destaque para o Brasil.

 

 Cotton Brazil 1 - O programa Cotton Brazil, marca que representa internacionalmente a cadeia produtiva do algodão brasileiro, realizou 5 missões comerciais, 18 eventos internacionais e 32 reuniões técnicas em 2023.

 

Cotton Brazil 2 - As ações impactaram mais de 2,2 mil representantes da indústria têxtil de dez países: Bangladesh, China, Coreia do Sul, Egito, Índia, Indonésia, Paquistão, Tailândia, Turquia e Vietnã.

 

Cotton Brazil 3 - Com coordenação da Abrapa, o Cotton Brazil tem parceria da Apex.Brasil e Anea e recebe apoio dos ministérios das Relações Exteriores (MRE) e da Agricultura e Pecuária (Mapa).

 

Qualidade - O relatório “Estatística da Qualidade do Algodão Brasileiro”, da Abrapa, mostra que o índice de fibras curtas melhorou significativamente na safra 2022/23. Confira: https://bit.ly/abrapa-rqab.

 

Exportações 1 - O Brasil exportou 350,8 mil tons de algodão em dez/23. O volume foi o dobro que o total embarcado em dez/22.

 

Exportações 2 - No acumulado de jan a dez/23, as exportações somaram 1,62 milhão tons, queda de 10% com relação a 2022.

 

Exportações 3 - As exportações de algodão somaram receitas de US$ 3,07 bilhões em 2023, queda de 16% com relação a 2022.

 

Exportações 4 - A China foi o destino de 48% do algodão brasileiro exportado e também o destaque no aumento das importações em 2023 (+49%).

 

Preços - Consulte tabela abaixo ⬇

 

Quadro de cotações para 12-01

 

Este boletim é produzido pelo Cotton Brazil, programa da Abrapa. Contato: cottonbrazil@cottonbrazil.com

https://abrapa.com.br/2024/01/12/boletim-de-inteligencia-de-mercado...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 19

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço