RESPOSTA DO JOÃO LUÍS - NOSSO COLEGA PRESIDENTE DA ABTT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TÉCNICOS TÊXTEIS.
Bom dia Luiz,
Na época que voce se refere, não seria o famoso relatório feito pela GUERZI e pela WS, onde foram gastos mais de USD 600 mil ???? João Luiz M. Pereira
Não. Não tenho nem conhecimento desse relatório.Na época década de 80, senão
me engano 86 ou 88, a ABIT apresentou um relatório com dados pesquizados pelo
IEMI, sôbre a Industria Têxtil, situação atual da época, onde apresentava dados
sôbre o Brasil (Nordeste) com máquinas totalmente obsoletas e que não existiam
há mais de 20 anos passados. A Sudene me chamou como consultou da Projetex
e Diretor da A.B.T.T. e contestou os números com dados e com Planejamento do
Futuro, onde se demonstrava que o Ceará se tornaria o maior polo têxtil de fiação
da America do Sul e que aquelas máquinas das pesquisa deveria ter sido retirada
da contabilidade velha das fábricas mineiras e algumas pernambucanas e paraibanas
que não mais existiam, por ter sido quebradas e sucateadas ha mais de 15 anos na
época.
Contestamos aquele Relatório num Seminário do CETIQT, não recordo o ano, pois este
Instituto de Pesquisas, nem na Sudene esteve , tão pouco procurou as Empresas
existentes do Nordeste para obter dados reais e verdadeiros sôbre o Trabalho encomendado
pela ABIT.
Continuo a dizer que este trabalho não merece confiança e se a ABTT tambem tem parceria
com este Instituto, por que ? nós do Nordeste (da ABTT), também nem informados fomos,
nem tão pouco fomos ouvidos. Fui Tesoureiro do Sinditextil de Pernambuco (Sindicato Patronal)
e também nunca fomos presquizados sôbre o assunto, apesar de termos um Perfil de nossa
indústria têxtil que se renova a cada 5 anos. Lamentável !!!!!!!!!!!!!!!!!!