Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A Karsten, tradicional empresa têxtil catarinense, completou 139 anos de história no dia 29 de setembro. Considerada a sexta companhia mais longeva do Brasil, a fabricante de cama, mesa, banho e tecidos para decoração está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e é referência. A história começa em 1882, com teares trazidos da Alemanha, em um pequeno espaço com tecelagem, que tinha o nome de Tecelagem Roeder, Karsten & Hadlich.

Em 1916, a indústria dá início à produção de toalhas de mesa, e em 1941, também começa a produzir tecidos para decoração. Quase 30 anos depois, em 1971, a empresa expande a marca internacionalmente, alcançando a liderança de exportação de artigos têxteis do Brasil, nos anos 2000.

Em 2010, outra novidade, a compra da paulistana Trussardi e, desde então, está em constante evolução e transformação.

 

Parque industrial Karsten e Blumenau (SC)- crédito de imagem: divulgação

 Presença na vida das pessoas 

A Karsten emprega mais de 3 mil pessoas e é responsável por contribuir com o desenvolvimento da região e gerando oportunidades. Desde 2017, está entre as 15 melhores para se trabalhar em Santa Catarina, de acordo com o ranking da consultoria global Great Place to Work.

O empreendimento preza por uma equipe comprometida e apaixonada pelo que faz, alinhada com os seus valores e competências. Um dos grandes exemplos é a família Schmeida, que tem descendentes trabalhando na companhia há seis gerações.

Udo Reiter é outro exemplo de dedicação e comprometimento com o trabalho. Há quase 55 anos no ofício, ele viu e passou por muitas transformações. “Vi a Karsten crescer muito e tive o privilégio de ensinar muitos colaboradores a se desenvolverem em suas funções. A empresa representa muito pra mim, é a minha segunda casa”, diz ele.

Para celebrar seus 139 anos, e como forma de agradecimento, a companhia preparou uma semana especial para os trabalhadores, com o tradicional churrasco e um presente. “É uma imensa alegria poder comemorar esta data tão importante ao lado daqueles que participam da nossa história no dia a dia. Juntos estamos construindo um futuro extraordinário e fazemos a diferença”, afirma Armando Hess de Souza, Diretor Presidente da indústria.   

Futuro

Recentemente foi inaugurada uma fábrica em Ibirama (SC), além de possuir o centro de distribuição em Gaspar (SC) e dez lojas próprias no sul do Brasil. Hoje, a marca também está presente em mais de 20 países e no Brasil são mais de 7 mil pontos de venda dos produtos, que podem ser encontrados em lojas física ou nas lojas virtuais

A estratégia é colocar o consumidor no centro de tudo e acelera o projeto de transformação digital, implementando processos omnichannel para melhorar a experiência do cliente, ampliando o relacionamento e facilitando os pontos de contato com os itens.

O setor de varejo também se destaca por meio de um plano de expansão, com a previsão de, ainda em 2021, inaugurar uma loja em Maringá, no Paraná, e ampliar a loja física em Blumenau.

Seja em tecnologias, produtos ou processos a renovação está sempre em curso. Como plano, deve ainda adotar o projeto de Certificação Lixo Zero, que visa reciclar 90% dos resíduos gerados na fábrica

https://www.abit.org.br/noticias/6-mais-longeva-do-brasil-karsten-c...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 231

Responder esta

Respostas a este tópico

Parabéns à Karsten, diretores e funcionários pela manutenção em funcionamento da tão importante indústria têxtil nacional.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço