Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Por Polyane Carlota
Designer de Moda, Modelista, Docente de Moda e Vestuário, Sócia na Camisaria Carlota Reis

 

Ao cortar os moldes de roupas, torna-se conveniente que todas as informações essenciais sejam anotadas no molde, de forma detalhada, facilitando o seu manuseio e garantindo uma boa comunicação entre os profissionais envolvidos na confecção da peça.

 

É importante que haja piques e perfurações, nas linhas e pontos do busto, cintura e quadril, bem como a indicação do sentido do fio do tecido. Veja na imagem abaixo.

 

 

Lembre-se de mostrar claramente a posição na qual os moldes de roupas devem ser encaixados sobre o tecido. Informações adicionais como pregas, por exemplo, também devem ser anotadas e escritas de forma clara no centro do molde.

 

 

Nunca esqueça: o lado dessas informações escritas é o lado direito do molde, da mesma forma quando ele estiver sobre o tecido!

 

Confira os 7 detalhes principais que não

podem faltar nos moldes de roupas.

 

  1. Parte da peça (por exemplo: se é frente, se é manga).
  2. Posição do fio.
  3. Tamanho da peça (por exemplo: 40, 50).
  4. Quantidade a ser cortada de cada parte (por exemplo: Cortar 2x)
  5. Número de partes que compõem a peça.
  6. Assinatura.
  7. Data.

 

Tendo esses 7 pontos descritos em seus moldes de roupas, todo o trabalho que vem na sequencia fica fácil e com menos chances de dar algum erro. 

Por Polyane Carlota
Designer de Moda, Modelista, Docente de Moda e Vestuário, Sócia na Camisaria Carlota Reis

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Respostas a este tópico

o brasil é muiiiiiiiiiiiiiito carente de modelistas, quase ninguem sabe pensar tridimensionalmente, ja entrei numa loja destas marcas que nos dão um cartão presente e nao encontrei uma unica peça que vestisse bem, o que estas escolas de moda andam ensinando, como uma aluna ou aluno pode sair de um curso de moda sem conseguir modelar, como se pode modelar sem raciocinar em tres dimensões, pode um arquiteto nao entender uma perspectiva? o modelista é apenas um escultor mal pago, mas se nao tiver o mesmo pensamento do escultor ele nunca vai modelar nada que preste, isto me foi ensinado por uma tia que nunca fez um curso de moda, aprendeu em artes e oficios que ensinavam nos colegios de freiras, hoje nao se ensina mais nem a ler e escrever

Faltaram pontos de interrogação na sua escrita. Pois é...pois é...nem ler nem escrever.



francisca gomes vieira disse:

o brasil é muiiiiiiiiiiiiiito carente de modelistas, quase ninguem sabe pensar tridimensionalmente, ja entrei numa loja destas marcas que nos dão um cartão presente e nao encontrei uma unica peça que vestisse bem, o que estas escolas de moda andam ensinando, como uma aluna ou aluno pode sair de um curso de moda sem conseguir modelar, como se pode modelar sem raciocinar em tres dimensões, pode um arquiteto nao entender uma perspectiva? o modelista é apenas um escultor mal pago, mas se nao tiver o mesmo pensamento do escultor ele nunca vai modelar nada que preste, isto me foi ensinado por uma tia que nunca fez um curso de moda, aprendeu em artes e oficios que ensinavam nos colegios de freiras, hoje nao se ensina mais nem a ler e escrever
Isto é linguagem de internet, mas se você quiser eu escrevo tudo bem direitinho pra você poder entender o que eu digo, talvez sua raiva seja exatamente porque a carapuça lhe serviu.
Então ai vai corrigido:
O Brasil é muito carente de modelistas, quase ninguém sabe pensar tridimensionalmente, já entrei numa loja destas marcas que nos dão um cartão presente e não encontrei uma única peça que vestisse bem, o que estas escolas de moda andam ensinando? Como uma aluna ou aluno pode sair de um curso de moda sem conseguir modelar? Como se pode modelar sem raciocinar em três dimensões? pode um arquiteto não entender uma perspectiva? O modelista é apenas um escultor mal pago, mas se não tiver o mesmo pensamento do escultor ele nunca vai modelar nada que preste, isto me foi ensinado por uma tia que nunca fez um curso de moda, aprendeu a modelar e costurar, fazendo um curso pedagógico, que tinha também um curso de artes e ofícios que ensinavam nos colégios de freiras antes da ditadura. Hoje não se ensina mais nem a ler e nem a escrever.
Prontinho ai para o professor de design que provavelmente nem sabe modelar, nem pilotar uma peça de vestuário mais rebuscada e muito provavelmente nunca deve ter criado nem um protótipo de escorredor de arroz.
Aaaaahhhh! Agora sim...hehehehehe
Muito bom este material, vou compartilhar para meus alunos.
Boa Francisca! Não te conheço, mas já gostei de você. Concordo com seu texto e culpo a péssima formação fundamental pela falta dos conhecimentos básicos para desenvolver uma modelagem (cálculos simples, geometria e até língua portuguesa). Aí o aluno entra no curso achando que o professor é uma fada madrinha que com uma varinha mágica vai transformá-lo em um modelista.
Parabéns por sua humildade em refazer o texto, mesmo que para mim isso fosse desnecessário.

Olá bom dia a todos......A matéria e sobre produção e modelagem ,que serve somente para dentro da empresa envolvendo toda equipe de produção....Mas vou falar sobre o comentário de Francisca,que fala da peça,e que não encontrou nada de seu gosto.Muito bom os pontos colocado,mas,como modelista,e trabalhando em uma empresa que por ventura só produz Private Label,esclareço que, temos que seguir exatamente oque o cliente pede,tem alterações absurdas que temos que fazer querendo ou não.Gosto de fazer a modelagem desenhando o formato do corpo mas com essa fixação em vender, vender e vender, a peça tem que ficar bonita na foto postada ou no cabide da loja e assim a  qualidade da modelagem fica para traz.E muito triste para um modelista profissional fazer uma roupa que jamais mais vai usar.Na faculdade ou curso de modelagem é ensinado o básico ,aí vai do modelista estar sempre antenado a cursos  para estar reciclando e aprendendo mais e mais...não podemos generalizar os modelista.Não podemos esquecer que é uma grande corrente desde o cliente (determinada marca)até a peça pronta na loja,porque tem um grande caminho.Muitas marcas famosas trabalham com Private Label e são eles quem dão as regras de cada modelo, tecido,modelagem e principalmente medidas .Onde trabalho temos uma média de 50 marcas bem conhecida e confesso não é fácil aceitar as loucuras que eles pedem.

O artigo da Polyane Carlota foi eminentemente técnico, enumerando o que na opinião dela são "Os sete detalhes principais que não podem faltar em uma modelagem", assim sendo cumpriu o seu objetivo, e para não sair do foco da intenção do artigo. Diga-se que eu também concordo com a Polyana, razão pela qual informei que vou passar a considerá-los em minhas aulas.

Por outro lado a Iocenara Abelino Sarmento, também manteve-se dentro do centro da questão levantada pela pela Polyane, pois bem as duas estão contribuindo para o enriquecimento do assunto.

Em nada contribui ficar vociferando e fazer suposições sobre a capacidade profissional de seus interlocutores, caso seja desejo discutir sobre a Qualidade dos cursos, então ao invés de vociferar, seria melhor escrever um outro artigo, consubstanciado, para que possamos também discutir e fazer as nossas contribuições.

Obrigada Sergio,tenho aprendido muito lendo os  artigoaqui,estou levando em pratica em meu dia dia e tenho bons  resultado. 

O pior é que o que voce diz é verdade, se a empresa faz private label, aqui no brasil certamente nao tem espaço para corrigir erros, diferente lá de fora, estamos desenvolvendo uma coleçao em parceria com uma marca japonesa e quando veio o protótipo de lá eu informei todos os defeitos que a modelagem tinha e para minha surpresa o design humildemente aceitou todas as minhas sugestoes e me pediu para concertar os erros e ainda me pagou muito bem por isto, aqui no brasil eu nao faria private label em hipotese alguma, pois este fato jamais teria chance de acontecer com uma marca brasileira, nao generalizo as modelistas, mas o material humano que esta saindo das universidades e faculdades de moda é ruim demais, agora tem as pessoas que vao pra lá ja com as ferramentas necessárias,  dai com a pratica ele vai se tornando em um modelista de verdade, mas infelizmente esta nao é a regra, são as exceções, desculpem ai o portugues

 

Jocenara Abelino Sarmento disse:

Olá bom dia a todos......A matéria e sobre produção e modelagem ,que serve somente para dentro da empresa envolvendo toda equipe de produção....Mas vou falar sobre o comentário de Francisca,que fala da peça,e que não encontrou nada de seu gosto.Muito bom os pontos colocado,mas,como modelista,e trabalhando em uma empresa que por ventura só produz Private Label,esclareço que, temos que seguir exatamente oque o cliente pede,tem alterações absurdas que temos que fazer querendo ou não.Gosto de fazer a modelagem desenhando o formato do corpo mas com essa fixação em vender, vender e vender, a peça tem que ficar bonita na foto postada ou no cabide da loja e assim a  qualidade da modelagem fica para traz.E muito triste para um modelista profissional fazer uma roupa que jamais mais vai usar.Na faculdade ou curso de modelagem é ensinado o básico ,aí vai do modelista estar sempre antenado a cursos  para estar reciclando e aprendendo mais e mais...não podemos generalizar os modelista.Não podemos esquecer que é uma grande corrente desde o cliente (determinada marca)até a peça pronta na loja,porque tem um grande caminho.Muitas marcas famosas trabalham com Private Label e são eles quem dão as regras de cada modelo, tecido,modelagem e principalmente medidas .Onde trabalho temos uma média de 50 marcas bem conhecida e confesso não é fácil aceitar as loucuras que eles pedem.

Concordo com você, e um absurdo o que os modelistas fazem com as peças.Mas na faculdade você não aprende a modelar não, fiz moda e se aprende o basico, fiz curso tecnico em modelagem e tbm deixou a desejar  em muitos quesitos. Isso é o ensino que temos...



francisca gomes vieira disse:

O pior é que o que voce diz é verdade, se a empresa faz private label, aqui no brasil certamente nao tem espaço para corrigir erros, diferente lá de fora, estamos desenvolvendo uma coleçao em parceria com uma marca japonesa e quando veio o protótipo de lá eu informei todos os defeitos que a modelagem tinha e para minha surpresa o design humildemente aceitou todas as minhas sugestoes e me pediu para concertar os erros e ainda me pagou muito bem por isto, aqui no brasil eu nao faria private label em hipotese alguma, pois este fato jamais teria chance de acontecer com uma marca brasileira, nao generalizo as modelistas, mas o material humano que esta saindo das universidades e faculdades de moda é ruim demais, agora tem as pessoas que vao pra lá ja com as ferramentas necessárias,  dai com a pratica ele vai se tornando em um modelista de verdade, mas infelizmente esta nao é a regra, são as exceções, desculpem ai o portugues

 

Jocenara Abelino Sarmento disse:

Olá bom dia a todos......A matéria e sobre produção e modelagem ,que serve somente para dentro da empresa envolvendo toda equipe de produção....Mas vou falar sobre o comentário de Francisca,que fala da peça,e que não encontrou nada de seu gosto.Muito bom os pontos colocado,mas,como modelista,e trabalhando em uma empresa que por ventura só produz Private Label,esclareço que, temos que seguir exatamente oque o cliente pede,tem alterações absurdas que temos que fazer querendo ou não.Gosto de fazer a modelagem desenhando o formato do corpo mas com essa fixação em vender, vender e vender, a peça tem que ficar bonita na foto postada ou no cabide da loja e assim a  qualidade da modelagem fica para traz.E muito triste para um modelista profissional fazer uma roupa que jamais mais vai usar.Na faculdade ou curso de modelagem é ensinado o básico ,aí vai do modelista estar sempre antenado a cursos  para estar reciclando e aprendendo mais e mais...não podemos generalizar os modelista.Não podemos esquecer que é uma grande corrente desde o cliente (determinada marca)até a peça pronta na loja,porque tem um grande caminho.Muitas marcas famosas trabalham com Private Label e são eles quem dão as regras de cada modelo, tecido,modelagem e principalmente medidas .Onde trabalho temos uma média de 50 marcas bem conhecida e confesso não é fácil aceitar as loucuras que eles pedem.

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