Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Abastecimento: 116 mi de operários 'escondidos' a serviço dos grupos

H&M, Gap Inc, Li&Fung, Nike, P&G fazem parte das 50 grandes firmas internacionais apontadas pela l'International Trade Union Confederation(ITUC) por deixar ir a 94% uma mão de mão de obra "escondida" muito importante, que não entra nos números das marcas, mas que trabalham para elas!


Ali onde a Gap diz contar com 150.000 colaboradores, a ITUC vê, por seu turno, um milhão de trabalhadores escondidos. Na H&M, aos 132.000 anunciados se juntam 1,6 milhão de outros. E dos 26.000 exibidos pela Li&Fung, na realidade, eles seriam 3.75 milhões. E o relatório aponta também a Nike (48.000 oficialmente contra 2,5 milhões escondidos) e a Procter&Gamble (118.000 contra 8 milhões), mas cita ainda o Carrefour, Walmart ou ainda a Tesco.
 
"As 50 empresas listadas neste relatório poderiam agir para mudar o comércio mundial. Elas têm recursos e influência para tal", aponta a ITUC. "Os trabalhadores pagam o preço do escândalo: escravidão, trabalho informal, contratos precários em curto prazo, fracos salários, trabalho e produtos químicos perigosos, horas extras forçadas... Tudo isso faz parte de um grande escândalo mundial que agora é impulsionado pela ganância corporativa em sua busca eterna pelo lucro e pelo valor acionário".
 
E a ITUC tenta mostrar a expetativa de mudança por parte dos consumidores. Questionados em França, Alemanha, no Reino Unido e nos Estados Unidos, são 55% os que julgam que não se pode confiar nos grandes grupos, e 25% os que não sabem se eles são dignos de confiança.
 
E para apoiar o distanciamento entre esses trabalhadores escondidos e os dirigentes, o relatório cita o salário dos últimos. Os CEOs da P&G, Nike, Wall-Mart, et Gap Inc estão entre os 15 primeiros.


O grupo de sindicatos observa também a crescente conscientização dos trabalhadores. Interrogados na Indonésia, na Turquia e nas Filipinas, são 78% os que estimam que um salário mínimo deveria ser instaurado dentro da cadeia de abastecimento. São também 80% os que estimam que a corrida ao lucro se faz em detrimento da segurança dos trabalhadores.
 
Hoje, 58% desses países e, em especial os principais países de produção, se isentam do direito do trabalho para certas categorias profissionais. Além disso, 70% dos trabalhadores não têm o direito de greve e 60% não têm o direito de petição.


Por  Matthieu Guinebault

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE 

Exibições: 245

Responder esta

Respostas a este tópico

isto tudo significa custo mais baixo...me admira que o consumidor não venha a boicotar produtos destas empresas!!! principalmente nos EEUU !!!

e são estas empresas, juntamente com grandes magazines nacionais, que participam deste ""trabalho"" !!!nós apenas consumimos e batemos palmas!!! e isto vai desde artigos de papelaria, onde a maior parte são importados!!! nos falta  caráter e hombridade com esta atitude!!...e o governo sempre apoiou indiscriminadamente estas importações...e Mantega sempre dizia que era para ajudar a manter inflação baixa!!! E agora??? 

adalberto

De tempos em tempos, este assunto volta a baila. O mundo é assim desde sempre, a escravidão vem dos primordios da terra, sempre há que escravise e quem se dispõe a escravidão.
A Band(SP), fez uma reportagem com o Agostinho Teixeira, onde conseguiu com um coiote, formalizar um embarque de 4 e promessa para mais 6 bolivianos, ao custo de R$1200,oo a 1ª leva e que o preço na fronteira, cobrado pela PF(para fechar os olhos) era de R$220,00 por cabeça.Era 200, aumentou 10%, por causa da inflação. O ser humano foi onerado pela PF em decorrencia dos problemas brasileiros e nossa fronteira, é um descaminho.
Eu havia feito um comentario dizendo que as autoridades deveriam 1º resolver o problema dos bolivianos, depois tentar coibir a pratica com as empresas como foi a MOfficer,Spazio,etc. A protica é um conjunto de fatores ou artificios, para reduzir custos e aumentar os lucros, pois o que se paga de impostos no Brasil é algo inimaginavel, para quem tem uma empresa "HONESTA". A busca por estes artificios é perigosa, mas qual a saida?? Vamos todos buscar soluções ou não pagar os impostos!

ALFREDO  é notório a corrupção tb em nossas fronteiras...de qualquer forma acredito que se tivéssemos uma listagem das empresas que utilizam de trabalho escrava, ( o nosso desgoverno deveria tomar atitudes  em coibir as vendas de produtos originados  desta forma...mas nao existe interesse )  e nós consumidores fazermos um verdadeiro boicote e nao comprar estes produtos....é algo simples mas necessita de consciência!!! 

aliás...quem poderia fazer uma listagem destas empresas???eu nao tenho conhecimento.... e vamos bater em cima...distribuir em jornais e outros meios de comunicação..o que acham???quem poderia colaborar com esta listagem????

adalberto

Adalberto, acho que é utopia esta sua lista(ou nossa lista), mas ninguem a quer! Minha empresa não tem este tipo de problema, mas vejo confecções que para atender os custos dos magazines ou griffes, sentem a necessidade desta pratica, pois caso contrario pagarão para trabalhar.

Acredito que inicialmente nosso governo deveria parar de contratar funcionarios para acomodar as trapalhadas com os partidos intitulados da base, que são +- 222.000, com salarios não menos de 10 mil reais, de acordo com a F.S.Paulo, em seguida, fazer a limpa dentro dos ministerios, suprindo alguns,talves uns 18 seria de bom tamanho, reduzir os penduricalhos de auxilio paleto, auxilio moradia(1 cara ganha 26.000,00 e necessita de auxilio moradia?), auxilio viagem,etc,etc. Um ministro do TJF ganha quase R$120mil mes é possivel? A OUTRA UTOPIA(agora minha) com estas reduções, poderia tranquilamente fazer uma reforma tributaria, um imposto somente, quebrando os impostos de cascatas(imposto sobre imposto), tirando os impostos por fora da conta de luz(este é o maior absurdo do mundo), e assim viveriamos felizes pra sempre, é ou não uma BELA ILUSÃO UTOPICA??

Alfredo  o descalabro é total!!mas não tem fim!!!! a cada dia temos aberraçoes!!! veja o portal de transparencia, o que o governo federal compra!!! é ridículo!!! o pessoal vive por lá para comer e beber raridades!!! sendo que em sua vida normal não pagariam por estes preços!!!o congresso mais caro do mundo está em país em desenvolvimento...e o Brasil bate o record!!

agora voltando ao 1º parágrafo seu, não justifica e não se explica que para atender magazines/griffes recorram a praticas espúrias e ilícitas!!! ainda acredito sim em uma listagem destas empresas, onde poderiamos divulgar livremente e boicotar...vai da consciência de cada um.  Não acredito que uma pessoa em seu juízo normal, venha a utilizar produtos mais baratos,( que não são... )  e sentir-se bem, sabendo que a origem é de trabalho escravo!!!!não posso acreditar que um ser humano chegaria a este ponto DE TOTAL EXPLORAÇÃO subjugando o próximo, mesmo sem conhecer. se assim o for...a humanidade acabou!!! se tornam seres desprezíveis e repugnantes da mesma forma que os produtores. ainda acredito em uma listagem para boicotar!!!

Veja, não sou a favor do trabalho escravo, estou indignado tal qual voce, mas acho que não vingaria esta listagem, pois estão pegando até pequenas confecções com trabalho escravo, na minha atividade(estamparia digital)não tenho este problema, mas as confecções que tenho contato, tb. não vi tal atividade, mas se houver alguma chance, acredito que contratariam alguns bolivianos.

Porque em vez de correr atraz das grifes ou confecções, o governo não procura os bolivianos clandestinos e regularizem suas situações, não seria muito mais logico?

No caso destes cruzarem as fronteiras(sabe que tem passe livre, dado pelo governo federal), na realidade, não são clandestinos, mas tb não sei o que são, só a Dilma, que aprovou uma MP, em não coibir aos bolivianos a entrada no Brasil!! Isto sim é que é ser bolivariano, atendendo ao apelo do governo mais corrupto que o nosso. Semana passada a PF, após ser divulgado que coiotes estavam trazendo os bolivianos, a PF, prendeu um onibus com 75 bolivianos, "TODOS IRREGULARES" sem documentos e passaram na fronteira como?? Foram barrados já a 80km dentro do territorio nacional.

adalberto oliveira martins filho disse:

Alfredo  o descalabro é total!!mas não tem fim!!!! a cada dia temos aberraçoes!!! veja o portal de transparencia, o que o governo federal compra!!! é ridículo!!! o pessoal vive por lá para comer e beber raridades!!! sendo que em sua vida normal não pagariam por estes preços!!!o congresso mais caro do mundo está em país em desenvolvimento...e o Brasil bate o record!!

agora voltando ao 1º parágrafo seu, não justifica e não se explica que para atender magazines/griffes recorram a praticas espúrias e ilícitas!!! ainda acredito sim em uma listagem destas empresas, onde poderiamos divulgar livremente e boicotar...vai da consciência de cada um.  Não acredito que uma pessoa em seu juízo normal, venha a utilizar produtos mais baratos,( que não são... )  e sentir-se bem, sabendo que a origem é de trabalho escravo!!!!não posso acreditar que um ser humano chegaria a este ponto DE TOTAL EXPLORAÇÃO subjugando o próximo, mesmo sem conhecer. se assim o for...a humanidade acabou!!! se tornam seres desprezíveis e repugnantes da mesma forma que os produtores. ainda acredito em uma listagem para boicotar!!!

ALFREDO   a corrupção está em todos os níveis!!!por isto sou a favor dos militares...acredito que seria uma excelente opçao para moralizar este Brasil!!

abç adalberto

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço