Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A história da indústria têxtil em diversos municípios brasileiros é precedida sempre de algum processo de acumulação de capital, geralmente na agricultura. A exemplo disso, a economia cafeeira, desde o Século XIX, foi formada por homens com experiência comercial que se valeram dessa situação para prosperar

Passados 150 anos, no início de 2012 o Caderno de Economia do Jornal Estado de Minas divulgava que fabricantes de tecidos e de roupas amargavam queda de 14,88% e 4,4%, respectivamente, na produção em 2011. Mas vendas de produtos cresceram 11,82% no país, o que mostra como a invasão de mercadorias asiáticas prejudica a indústria nacional. A criação de vagas no setor é outro termômetro: queda foi de 12,1% no ano passado.

O informativo econômico Bahia Mercantil, também ressaltava a dependência do segmento em relação à reserva de mercado e da política de câmbio do governo ao comentar ainda no início deste ano que a estimativa do setor têxtil é que 2012 seja um ano em que as empresas do segmento poderiam se recuperar do mau desempenho de 2011. Mas tudo dependeria das medidas que fossem adotadas pelo governo em relação à competitividade e à defesa comercial. No entanto, a constatação de diversos outros informativos econômicos é que apesar das medidas de incentivo apresentadas pelo governo, a queda no consumo interno e entrada de produto estrangeiro prejudicam as indústrias.

Para o informativo on line Causa Operária, a menor produção nos setores têxtil, vestuário e outros se relacionam com o aumento das importações provocado pela própria desaceleração industrial mundial.

Concluímos que sofremos em 2012 as conseqüências funestas das oscilações de mercado dos anos anteriores. Segundo o Sindilojas de BH, em Minas, houve 42.835 admissões na indústria têxtil em 2011. O problema é que as demissões ficaram quase no mesmo patamar: de janeiro a agosto, 40.879 trabalhadores foram dispensados. O saldo positivo de 1.956 postos de trabalho não se repete em todo o Estado.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, por exemplo, a diferença é negativa em 474 vagas. Entre os motivos para os cortes de pessoal está à queda da produção, devido à invasão de produtos chineses e ao dólar baixo, que deixa menos rentáveis as exportações.
Os sindicatos de operários têxteis se desmobilizam em todo o país em função dessa desconexão entre o aumento do consumo e a queda da produção nacional do setor. Enquanto isto, o empresariado, que precisava se re-inventar para sobreviver, tem deixado se absorver pelas medidas equivocadas no gerenciamento de crise deixando as variáveis externas influenciando sobremaneira em suas decisões tecnicamente despreparadas.

Finalmente, nos perguntamos: estariam os nossos conservadores pioneiros comerciantes têxteis do interior, mais preparados que os atuais administradores das mega-empresas do setor?

http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/ascensao-e-qued...

Exibições: 553

Responder esta

Respostas a este tópico

hÁ alguns meses atrás tínhamos algumas estatísticas  inclusive aqui neste blog, mostrando outros números!!! alias temos no grupo alguns políticos !!!!  e o que fazem????? NADA!!!!!!!!!  OS INTERESSES PESSOASIS ESTÃO ACIMA DA NOSSA NAÇÃO!!!!! INFELIZMENTE É A REALIDADE!!!!

 

ADALBERTO 19 - 99764 7960

  Adalberto, atualmente a prioridade desse governo é a reeleição dessa corrupção desenfreada ,que  vencerá no primeiro turno. Infelizmente.

Finalmente, nos perguntamos: estariam os nossos conservadores pioneiros comerciantes têxteis do interior, mais preparados que os atuais administradores das mega-empresas do setor?

Não há conceito de gestão privado no planeta  que consiga vencer obstáculos gerados pela incompetência, negligência e intransigência de um governo! Tanto os megas como os pequenos(...se quiser entender interior)

serão eficazmente derrotados pelo modelo de gestão pública, por uma pequena diferença de tempo, é claro!

PODE ANOTAR EM VOSSAS AGENDAS: O PT NÃO FARÁ O PRÓXIMO PRESIDENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!

NÃO TERÁ TEMPO HÁBIL PARA CONTINUAR ENGANANDO ATÉ O PRÓXIMO PLEITO ELEITORAL!!!!!!!!!!!!

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço