Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Aumento do Algodão Foi um Dos Elementos Importantes para a Crise de Grandes Empresas Têxteis, como Buettner, Jovitex, Renaux e Schlösser

O ano de 2011 foi um período difícil para o setor têxtil em geral. A alta do algodão veio em meio a uma maior concorrência mundial, inclusive no mercado doméstico, no qual se observou aumento dos produtos importados de têxteis do lar (cortinas, tapetes, cama, mesa e banho).

Dentro do setor têxtil, o segmento de cama, mesa e banho foi o mais afetado pela alta do insumo, pois tem mais dificuldades para substituir o algodão por fios sintéticos. A maciez e poder de absorção do algodão, importantes características para itens como as toalhas, são difíceis de ser encontradas em outros insumos (com algumas exceções) a preços competitivos.

"Durante a alta de preço do algodão, muitas empresas - que tinham recursos em caixa - compraram muito algodão porque o mundo todo achava que o pico ia perdurar por mais de um ano. Na ocasião, fazer estoque era a decisão mais certa possível. Isso desorganizou o mercado porque quando o preço do algodão voltou a patamares mais normais, no segundo semestre, o estrago já estava feito", avaliou o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e Vestuário de Blumenau (Sintex), Ulrich Kuhn.

Em Brusque, o forte aumento do algodão foi um dos elementos importantes para a crise de grandes empresas têxteis, como Buettner, Jovitex, Renaux e Schlösser. (VJ)

Fonte:|http://www.valor.com.br/empresas/2597276/setor-sofre-com-alta-de-al...

Exibições: 333

Responder esta

Respostas a este tópico

 

A alta do algodao eh isonomica, Eh PARA TODOS, e nao somente estas firmas. Uns sobrivivem, outros nao. Ha uma serie de fatores nao discutidos, como produtividade, tipo de artigos manufaturados, tipo marketing, obsolencia, muitos bezerros em poucas tetas, etc. Nao vale a pena discutir. Cometario besta para treinar a pena. SdM

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço