A Universidade Agrícola de Punjab, na Índia, está a apostar na biotecnologia para plantar algodão que irá crescer em tons de vermelho, azul e amarelo, numa tentativa de reduzir o uso excessivo de químicos aplicados pela indústria têxtil no tingimento.
A Universidade Agrícola de Punjab assinou um memorando de entendimento com a Nippon Steel and Sumikin Bussan Corporation (NSSB), no Japão, para desenvolver algodão naturalmente colorido, utilizando os genes responsáveis pela produção de cor de plantas decorativas. Sakae Suzuki, cientista da Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tóquio, que clonou com sucesso os genes dos pigmentos, irá colaborar com o projeto.
Ao Hindustan Times, o vice-reitor da Universidade Agrícola de Punjab, Baldev Singh Dhillon, recordou que a cor do algodão criado em Punjab nos anos 50 era caqui e este «não era submetido a nenhum processo de tingimento». «As variedades de cor do algodão irão garantir melhores retornos económicos para os produtores, reduzir o uso de químicos por parte de indústria têxtil e também diminuir a poluição ambiental», considera Dhillon.
O vice-reitor acredita que a inovação irá atrair uma grande quantidade de consumidores com consciência ambiental e dará início a uma nova tendência no vestuário não tingido. A NSSB tem interesse comercial no sector têxtil porque importa fio de algodão da India, através da Nahar Spinning Mills, que é detida pelo Oswal Group, de Ludhiana. As novas variedades estarão disponíveis dentro de quatro a cinco anos.
https://www.portugaltextil.com/breves-695/
CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE CURSOS TÊXTEIS E DO VESTUÁRIO
;;
;
;
;
;
;
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
Em 1997, vi em Israel, algodão de cor natural vermelha.
O vice-reitor acredita que a inovação irá atrair uma grande quantidade de consumidores com consciência ambiental e dará início a uma nova tendência no vestuário não tingido.
«As variedades de cor do algodão irão garantir melhores retornos económicos para os produtores, reduzir o uso de químicos por parte de indústria têxtil e também diminuir a poluição ambiental», considera Dhillon.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por