Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

O gerenciamento de dados de produtos no mundo da moda está sujeito a muitas variações. É um mercado complexo atravessado por tendências diferentes, até conflitantes e muito rápidas, porque são animadas por mídias sociais e notícias. Um exemplo para todos: o movimento criado por Greta Thunberg, que desenvolveu, especialmente nas novas gerações, uma escolha decisiva para a sustentabilidade e produtos verdes.

Como dominar, ou pelo menos visualizar, a complexidade, para trazer sua empresa para o futuro? O primeiro passo é saber o que realmente acontece na sua empresa, começando com o produto. Quando todo aspecto da produção, todo momento, está sob controle, é possível fazer escolhas e, portanto, tomar decisões estratégicas.

A primeira etapa é, portanto, o Gerenciamento de Dados do Produto (PDM) ou a definição do que pertence ao produto em sua totalidade, ou seja, da fase do modelo à peça de roupa acabada, do ciclo de processamento à lista de materiais, com os detalhes dos componentes e das matérias-primas, das ferramentas que devem ser usadas, das técnicas a serem usadas para produzi-las, das tolerâncias, das medidas e assim por diante. Um pacote de informações que representa um tesouro para a empresa de manufatura, um capital proprietário que é enriquecido à medida que o processo de produção se desenrola, graças às intervenções do escritório técnico, do produto e do escritório de engenharia.

Dizem que os dados são do novo petróleo, e certamente também é verdade para o mercado da moda, justamente por causa de sua alta mutabilidade. A consequência, para profissionais e empresas que operam lá, é a crescente demanda por flexibilidade e capacidade de responder rapidamente a novas tendências. Quem consegue fazê-lo melhor, sem comprometer a sustentabilidade corporativa, mas aproveitando sua capacidade de adaptação, certamente trará sua empresa para o futuro e para um mercado global.

Aqui estão as vantagens do gerenciamento de dados para a indústria da moda em 5 pontos.

 

1. Responda às solicitações dos clientes por meio de produtos cada vez mais direcionados.

O Gerenciamento de dados do produto consiste em um mapeamento cuidadoso de todas as fases e variáveis, de custo, materiais, processamento, que entram em ação quando um novo pedido chega. Conhecer os detalhes e a imagem geral contribui claramente para uma definição ideal das características do produto e também permite que elas variem durante a produção. Flexibilidade e agilidade, de fato.

 

2. Para organizar melhor a produção, gerenciando micro-ajustes em tempo real

O controle do que acontece na produção, em tempo real, é um trunfo para o gerenciamento de qualquer problema ou evento imprevisto. Saber onde intervir e como, com certeza, é uma vantagem competitiva significativa.

 

3. Aumente a qualidade do produto acabado

Cada fase está sob controle, todos os detalhes estão previstos, sem a possibilidade de interpretações alternativas. A conseqüência é uma redução consistente do produto não conforme e o reparo rápido de erros, dos quais, no entanto, aprendemos usando novamente as informações obtidas para melhorar a produção.

 

4. Reduza o prazo de entrega do produto

A programação eficiente, que ganha eficiência durante a operação e é claramente compreensível por todos os operadores da fábrica, garante a conformidade com os cronogramas programados e também os reduz, pois melhora significativamente a capacidade de produção da empresa.

 

5. Reduza os custos operacionais para ser mais competitivo no mercado global

Menos erros, mais qualidade, menos tempo gasto, melhores recursos humanos e máquinas, tudo isso ajuda a reduzir custos e aumentar os lucros.

 

As vantagens do PDM são numerosas e essenciais hoje. A moda é um negócio global em que a eficiência já desempenha e desempenhará cada vez mais um papel fundamental.

https://blog.exekon.com/pt/como-o-gerenciamento-de-dados-do-produto...


Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 242

Responder esta

Respostas a este tópico

Muito boa matéria. Quando gerenciei a Paraguaçu Têxtil, criei o Departamento Técnico, que cuidava da adequação da produção com as vendas, bem como a qualidade da produção.

Responder à discussão

RSS

© 2020   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço