Ideia seria estruturar o maior player de produção de jeans e denim do país

O presidente da Coteminas, Josué Gomes da Silva, admitiu na quinta-feira (28) que sua empresa negocia a compra da Cedro Cachoeira. As conversas entre as duas empresas são antigas, mas ganharam força este ano. O executivo foi cuidadoso ao tratar do tema, que ainda encontra resistências internas na Cedro Cachoeira.

A Coteminas tem participação na Cedro e, inicialmente, foi avaliada uma fusão entre a Cedro e a Santanense, que é subsidiária da Coteminas. Mas a preferência de Josué Gomes  é de uma incorporação pela Coteminas. A união entre as empresas criaria o maior player do setor de denim e brim do país, com capacidade para competir mundialmente.

Competitividade

Com o vertiginoso aumento das importações, que provocou o fechamento de vários empreendimentos têxteis no Brasil, o setor passa por um período de consolidação visando aumento de escala e de competitividade.

“A empresa (Cedro) é um espetáculo. Respeitamos muito a empresa e a família controladora, com uma história de mais de 100 anos. Agora, acreditamos que, na eventualidade de uma cooperação maior entre duas empresas, poderemos gerar aumento de eficiência e competitividade”, afirmou o empresário. Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice-presidente José Alencar Gomes da Silva, fundador da Coteminas, participou na última quinta-feira (28) de um painel do 23º Congresso Brasileiro do Aço, encerrado na última quinta-feira (28) em São Paulo.

Aumento de capital

A Coteminas possui uma subsidiária, a Encorpar, que agrupa as participações da empresa em outras. Conforme fato relevante divulgado pela Coteminas em abril, a intenção seria que a Encorpar adquirisse um volume de ações que fizesse a participação da Coteminas na Cedro sair dos atuais 1,8% do capital total e votante para 30,82%.

Para viabilizar a operação, a Encopar realizaria um aumento de capital, com oferta de ações.

O comunicado enviado pela Coteminas ao mercado diz que “a administração da CTNM (Coteminas) acredita que eventuais vantagens operacionais e sinergias societárias entre Cedro e Santanense poderiam ser futuramente exploradas por decisão dos acionistas de ambos os grupos, cujo resultado ideal seria a formação de uma grande empresa do segmento de denim e brim de controle pulverizado e listada no Novo Mercado”.