Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

CUT acusa Sindicato dos Trabalhadores de Fiação e Tecelagem de fraudar ata de eleição para diretoria

academia_de_vigilantesApós quatro meses de investigação, os sindicatos filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) apresentaram denúncia referente ao processo eleitoral do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Fiação e Tecelagem de Mossoró. De acordo com a CUT, a entidade fraudou o documento de registro de ata de posse da diretoria do Sindicato, ocorrida em 22 de junho de 2008.
Segundo a entidade, a fraude teria como objetivo fazer com que a direção do Sindicato pudesse continuar representando os trabalhadores em ações trabalhistas, uma vez que para concretizar essa representação é obrigatório, de acordo com a CUT, efetuar a apresentação da ata que regulamenta os membros dirigentes da entidade, eleitos mediante votação.
A fraude, segundo a entidade, era feita da seguinte maneira: inicialmente, o Sindicato encaminhava à Comarca de Mossoró a ata de posse da diretoria para que ela fosse registrada em cartório. Em seguida, o documento era devolvido pelo cartório, que indicava os motivos pelo o qual a devolução estava ocorrendo, apontando as pendências que deveriam ser regularizadas para que fosse emitido o documento registrado. Porém, o Sindicato não realizava as adequações e o apresentava nas ações trabalhistas que representava, como se o documento fosse o original emitido pelo cartório.
A CUT explica que ao representar os trabalhadores, o Sindicato recebia uma parte do valor determinado pela sentença indenizatória, assim como o advogado que assinava a ação, conforme a legislação.
A equipe do jornal O Mossoroense entrou em contato com um dos advogados citados na denúncia, que informou não ter conhecimento do caso. "Eu não acompanho o processo eleitoral, apenas recebo a documentação e ajuízo a reclamação. Não tenho conhecimento de nenhuma irregularidade", explica Douglas Macdonell.
A reportagem teve acesso a toda documentação citada nesta matéria, além da Certidão Negativa de Registro emitida pela Comarca de Mossoró no dia 25 de novembro deste ano, mostrando não constar registros de atas de nova diretoria em nome do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Fiação e Tecelagem de Mossoró.
O Mossoroense tentou entrar em contato com o presidente do Sindicato por diversas vezes por telefone, mas não obteve êxito. No local onde a entidade funciona ninguém atendeu as chamadas. A reportagem também esteve na sede do Sindicato, mas não conseguiu falar com nenhum representante pessoalmente, pois não havia ninguém no local.
O espaço do jornal está aberto para que a diretoria do Sindicato possa dar sua versão a respeito da denúncia feita pela CUT.

Fonte:|http://www.omossoroense.com.br/cotidiano/12112-cut-acusa-sindicato-...

Exibições: 158

Responder esta

Respostas a este tópico

Se tal aconteceu, o que nao creio, um ditado me vem a mente: "Ladrao que rouba ladrao tem cem anos..."

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço