Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Descubra tudo sobre o figurino impresso em 3D que levou o prêmio do OSCAR 2019

Cinema, moda e tecnologia marca a premiação de melhor figurino no Oscar 2019. O destaque foi para o filme Black Panthers (Pantera Negra) com seus trajes excepcionais e ricos em detalhes impressos em 3D, que rendeu a estatueta de melhor design de figurino para a designer Ruth E Carter. Black Panthers retrata o reino fictício de Wakanda, na África, que passa por avanços de tecnologia e inovação, em uma infusão de tradição africana com tecnologia moderna. Para exibir essa estética vanguardista que ronda a história dos personagens e suas tribos, a escolha foi certeira – Impressão 3D – que excepcionalmente entregou minuciosidades relevantes ao figurino. O filme de super heróis africanos com cenas de ação da Marvel contou com trajes desenvolvidos com tecnologias avançadas e surpreendeu com a alta precisão, flexibilidade e resistência das peças. Nessa missão criativa e inovadora a designer e arquiteta Julia Koerner, com experiência em impressão 3D para produtos e Alta Costura, colaborou com Ruth E Carter, criando padrões afro-futuristas ao adicionar o seu khow how em estruturas 3D complexas projetadas por algoritmos em um software de arquitetura.
 

 
Toda a moda high tech de Black Panthers é baseada em elementos culturais tradicionais africanos, que fortalece a identidade dos personagens através de jóias, armaduras e adornos inspirados em diferentes regiões da África. Mais um motivo para a presença da impressão 3D que é eficiente e tem fortes raízes no design de jóias e acessórios. As peças impressas em 3D foram produzidas pela empresa belga Materialize, com a tecnologia de sinterização seletiva a laser. 
 


 
A notável evidência da força da impressão 3D aparece no figurino da personagem Queen Ramonda, com seu manto flexível de renda africana sobre os ombros que parece feito a mão enquanto na verdade foi gerado parametricamente por algoritmos em um computador. O isicolo, chápeu usado por mulheres casadas na África, ganhou uma releitura com referência de coroa, composta por lindos padrões em linhas perfeitas que só a impressão 3D poderia proporcionar. O material utilizado nos adereços é a poliamida PA12, ideal para o design de moda e figurinos, e muito adequada para ter contato com a pele.
 

 

Pantera Negra ao conquistar o prêmio da categoria “Best Costume Design” do 91st Academy Awards fortalece as novas tecnologias no cenário do figurino e da moda, até mesmo durante a entrega do Oscar em que a designer de figurino responsável, Ruth E Carter, vestiu “a camisa” e se apresentou com uma gola impressa em 3D desenvolvida exclusivamente por Julia Koerner. Fica claro nesse projeto que a multidisciplinaridade é fundamental para alcançar bons resultados, reunindo as melhores referências, as mais eficientes técnicas, materiais e processos.

Saiba mais sobre os diferentes tipos de tecnologia 3D print aqui.

 

Todas as imagens Matt Kennedy- Marvel – Disney – Black Panther Costume Design – Ruth E Carter. Todos os direitos reservados.

 

https://divaholic.com.br/inovacao/descubra-tudo-sobre-o-figurino-im...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 2333

Responder esta

Respostas a este tópico

Gosto de ver e comentar sobre coisas reais, moda e roupas possíveis de uso.

Muita criatividade, belo trabalho, parabéns, mostrando que a Àfrica não é somente safari, e tem cultura também.

Infelizmente se fossem mostrar algo referente ao nosso combalido Brasil, seria mulher pelada, violência ou referendando a a nossa corrupção e o jeitinho brasileiro de levar vantagem em tudo

  Mais um motivo para a presença da impressão 3D que é eficiente e tem fortes raízes no design de jóias e acessórios.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço