Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

 

Selminha Sorriso, porta-bandeira da Beija-Flor há 16 anos conta que fantasia chega a pesar 50 quilos. Foto: Isaac Ismar/Especial para Terra

Selminha Sorriso, porta-bandeira da Beija-Flor há 16 anos conta que fantasia chega a pesar 50 quilos Foto: Isaac Ismar/Especial para Terra



Um dos momentos mais esperados nos desfiles das escolas de samba é a apresentação do casal de mestre-sala e porta-bandeira. O que pouca gente sabe é que a fantasia de uma porta-bandeira de escola de samba de ponta, geralmente repleta de materiais caros, custa em torno de R$200 mil. A pena de faisão é o item mais caro: R$90 cada pluma.

Galeria de fotos: Veja fotos das rainhas de bateria de SP e Rio

  Algumas horas antes de entrar na pista de desfiles, a fantasia é montada pela equipe de aderecistas e assistentes. Na Beija-Flor, no carnaval do ano passado, a roupa da porta-bandeira Selminha Sorriso pesou cerca de 50 quilos. 

A base da fantasia é chamada de anágua, feita de aço a metro e de brim. Depois, a saia cobre a anágua. Nela são colados os cerca de três mil faisões, rabos de galo, cristais e strass swarovski - o mais caro no mercado. O esplendor e o chapéu (também chamado de cabeça) são confeccionados com os mesmos materiais e entram por último na montagem da roupa. "Nada é reaproveitado de um ano para o outro. O custo da fantasia de porta-bandeira equivale à compra de um apartamento por ano", descontrai o aderecista e decorador, Léo Mídia.

 

16 anos de Beija-Flor

A porta-bandeira Selminha Sorriso, o seu companheiro de dança, o mestre-sala Claudinho, e a Beija-Flor é o que se pode chamar de casamento perfeito. A dupla vai para o 16º ano consecutivo dançando junta. Nessas quase duas décadas, os momentos de alegria superaram os de tristeza. "Temos um relacionamento de irmãos, cúmplices, no bom sentido da palavra. As brigas e discussões agora acontecem com menos frequência", afirma Selminha, de 40 anos de idade.

Segundo ela, o seu desfile inesquecível aconteceu em 2001, como explica: "O primeiro ano desfilando como mãe foi inesquecível. Chorei no final, afinal, o meu filho tinha apenas alguns meses de vida. Pena que não ganhamos. Queria ter dedicado o título para o meu filho. A escola merecia ter vencido. Mas depois disso, fomos campeões várias vezes".

Durante os preparativos para o carnaval de 2008, Selminha teve um sonho com a roupa que gostaria de desfilar. A fantasia era toda colorida, com os tons do arco-íris. Até hoje ela está guardada no ateliê do barracão, já que é muito usada em shows que a agremiação realiza. "Eu sonhei com aquela. Felizmente, a equipe da escola executou o meu desejo, pois foi do agrado de todos" relembra.

Nessas quase duas décadas em uma mesma escola de samba, fato raro atualmente, a relação com as pessoas da comunidade da agremiação sempre foi o melhor possível. "São meus familiares do coração. A quadra da Beija-Flor é a extensão da minha casa", conta.

Para conciliar os compromissos com a Beija-Flor, os ensaios e atender as pautas da imprensa, ela entra de férias do cargo de cabo do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro entre janeiro e fevereiro. No dia do desfile oficial, a porta-bandeira tenta não ficar ansiosa. "Penso em coisas positivas para que dê tudo certo, além disso, descanso, faço uma boa alimentação e rezo para que seja um carnaval de paz e respeito", conclui.

 

FONTE: PORTAL TERRA

Exibições: 350

Responder esta

Respostas a este tópico

Que beleza! O preco e ainda pouco. Para bicheiros e contraventores, R$ 200,000 nao e nada. Para o "trafico" e esmola. Saudades da Luma. O Eike batista gastava milhoes, com o mapa da Mina do Brasil, via Papai e agora associados politicos. E Viva o Brasil! SdM

 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço