Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Forever 21 se envolve em polêmica por camiseta que reforçava cultura do estupro

Pedido veio depois de consumidores reagirem na internet contra camiseta que trazia frase “não diga talvez se você quer dizer não”

Deu ruim para a Forever 21. A rede de fast fashion que é queridinha do público jovem no mundo inteiro teve que pedir desculpas e retirar das lojas uma camiseta da coleção masculina depois de a internet surtar — com razão — com os dizeres a camisa: “Don’t say maybe if you want to say no” (não diga talvez se você quer dizer não, em português).

Reprodução da InternetREPRODUÇÃO DA INTERNET

A mensagem foi interpretada pelos consumidores como uma apologia à cultura do estupro.”Hey, Forever 21, que tal se não fizermos uma camiseta com uma mensagem tão horrível?”, reclamou uma garota no Twitter. Outra disse: “Que tal ‘não faça nada se você não ouvir um ‘sim'”?, disse outra. Mesmo a revista Cosmopolitan classificou a peça como “muito ‘estuprativa'”.

Depois do massacre nas redes sociais, a Forever 21 soltou uma nota se desculpando pela coleção e avisando que a peça seria retirada das araras das lojas.

“A Forever 21 luta para ser exemplo dos maiores padrões éticos e leva muito a sério reclamações e preocupações acerca dos produtos. Sinceramente pedimos desculpas a todo mundo que foi ofendido pela camiseta”, disse.

Mesmo com a resposta da marca, é difícil não ficar com uma pulguinha atrás da orelha. Afinal, como bem pontuou a revistaNylon, antes de chegar às lojas, os produtos passam por uma série de aprovações. E se a camiseta estava lá, é porque alguém achou que seria uma boa ideia.

O episódio lembrou outra mancada, de 2014, dessa vez da Urban Outfitters, quando a loja colocou à venda por US$ 129 um moletom vintage da Kent State University, em Ohio, com manchas de sangue.

A peça fazia uma clara alusão ao tiroteio de 1970, quando a Guarda Nacional de Ohio invadiu a universidade e matou quatro estudantes desarmados e feriu outros nove depois de dias consecutivos de protestos contra a invasão do Camboja na Guerra do Vietnã. A história repercutiu no mundo inteiro e a loja também pediu desculpas. Feio.

http://www.metropoles.com/vida-e-estilo/moda/forever-21-se-envolve-...

Exibições: 865

Responder esta

Respostas a este tópico

Titulo e chamada a palavra está ESTRUPO!!!! Ótima matéria! Abç

nao sei o que me choca mais, se é uma empresa produzir isto, ou alguem comprar estes lixos

Tolice.
Em Minas vi um motel perto de Cataguases que se chamava "Cê qui sabe".
Maybe, or Yes?
Tem consumidor pra tudo.
99% nem vão entender o que está escrito.
Coisas muito piores acontecendo, tipo estupro da nação e, milhões apoiam.
Mas. para um mimimi, a audiencia é enorme.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço