No risco iminente de perderem os empregos, os funcionários da Companhia Integrada Têxtil... que compõe o Complexo Industrial Químico-Têxtil PQS, no Porto de Suape, planejam uma paralisação para esta quarta-feira (15). Semana passada, os trabalhadores foram surpreendidos com um comunicado – divulgado pela diretoria da empresa – informando a abertura do programa de demissão voluntária. A orientação da empresa, repassada pelo conselho da Petrobras, é reduzir a equipe em dois terços.
A decisão de reduzir dois terços dos trabalhadores foi tomada depois da pressão no caixa causada por desaquecimento do mercado e falta de aportes por parte da Petrobras, dona do empreendimento, que está envolvida em sucessivos escândalos de corrupção e está sendo investigada pela Operação Lava Jato.
A partir das 5h, representantes do sindicato vão estar na porta da fábrica para evitar que os outros funcionários iniciem a jornada. Nesta terça (14), o sindicato se reuniu com os trabalhadores para apresentar o plano de demissão apresentado pela empresa. A proposta foi rejeitada por ampla maioria. “Não vamos concordar com essa decisão”, afirmou um mecânico da Citepe, que pediu para não ser identificado.
Sobre a possibilidade de greve, o sindicato afirmou que qualquer decisão será tomada depois da mobilização desta quarta.
Em meio às incertezas, os funcionários planejam até protestar na porta da fábrica da Itaipava, em Itapissuma, na próxima sexta (17), para chamar a atenção do ex-presidente Lula (PT), que participa da inauguração da empresa.
Cartazes e faixas estão sendo confeccionados para o ato. “A Citepe abriu as portas com influência política dele. Então, vamos ver se ele consegue fazer algo pela gente”, disse uma fonte da Citepe, em reserva.
A empresa integra o polo químico-têxtil da Petrobras e, quando estivesse com carga máxima, a fábrica deveria produzir 85 mil toneladas de fios têxteis.
Em 2013, a Citepe fornecia poliéster para 140 clientes e produzia 12,8 mil toneladas de fios. A produção garantia à empresa a terceira posição de vendas no Brasil.
Na época, a expectativa da companhia era se tornar líder de mercado. A indústria utiliza a resina PET na fabricação do fio, que depois se transforma nas roupas que vestimos. Por isso, o complexo provoca um impacto na cadeia produtiva, estimulando as indústrias têxtil e de confecções.
FONTE: http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2015/04/14/funcionarios-da-cit...
Tags:
estes operarios vagabundos que mama, o dinheiiro do povo , deveria pedir , a prissao dessa 9 dedos, qualquer empresa que nao da lucro manda empora, ou se vende, com certeza os coreanos, chineses dariam lucro, pq aqui os industriais, sao outra cambada que so querem mamar na teta do governo via bnds, se sair o operacao contra bnds, eike batista, mais alguns, vicunha , sao todos culpados, o governo fingi que governa, eles vingem ser empresarios,
Lula não manda na administração de empresas que precisam fazer seu trabalho com responsabilidade e profissionalismo.
Assim é a vida. Seu mandato já acabou e ,sua influencia decai com suas atitudes e declarações , cada vez mais descoladas da realidade do pais.
Esses cidadões, que recorrem a LULA, são os mesmos que colocaram LULA E DILMA no poder e hoje estão sofrendo na pela as falcatruas e corrupções desdes dois. Seus empregos estão ameaçados, pois foram protagonizados a dar lucro para os corru PT os , mentindo e surrupiando o dinheiro destas empresas aos seus bolsos.Estas empresas se particulares, privatizadas, estariam dando lucro, pois o empresario ainda sabe se virar e os outros só sabem mamar. Agora em vez de irem ao LULA, porque não vão ao SERGIO MORO, e pedir que seja urgenciada a prisão desta cafagestada que provocaram suas demissões, seria mais produtivo. O LULA eta fugindo de tudo e de todos, pois tem batatas e muitas assando.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por