Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Pesquisadores de cinco universidades internacionais avaliam que o azul do jeans pode ser originário do Peru, ao se estudarem tecido colorido datado de 6 mil anos atrás.

A partir de amostras de tecidos coloridos encontrados intactos ao norte do Peru, e datados de 6 mil anos atrás, pesquisadores de cinco universidades começaram a investigar a origem do corante empregado pelos incas. Os estudos apontam para um composto que mistura a indigotina e o indirubin, com concentração maior do segundo componente. A análise foi detalhada em artigo publicado revista Science Advances, na edição de setembro.

O artigo é bastante detalhado. Explica entre outros aspectos que corantes indigóide podem ser preparados a partir de plantas diferentes, Indigofera, Strobilanthes, Isatis e Polygonum, tendo sido utilizados por diferentes civilizações. Mas, nunca tão antigos quanto os sinais detectados por essa nova pesquisa.



O grupo de pesquisadores envolvidos no estudo estão vinculados ao departamento de antropologia da George Washingtonia University, nos Estados Unidos; ao departamento de antropologia da Vanderbilt University, também dos Estados Unidos; do centro de pesquisa Neerborek, da Bélgica; University College London, da Inglaterra; e Instituto dos Museus e da Conservação, Departamento de Conservação e Restauro–Laboratório de Têxteis, de Portugal.

http://gbljeans.com.br/noticias_view.php?cod_noticia=7142

Exibições: 507

Responder esta

Respostas a este tópico

Parabens , Romildo pela publicação, muito interessante, aproveitei para compartilhar no facebook.
Parabens , Romildo pela publicação, muito interessante, aproveitei para compartilhar no facebook.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço