Você já parou para pensar em como somos influenciados todos os dias por diversas culturas e como isso se reflete na nossa forma de pensar, agir, comer e principalmente de vestir? Desde o princípio da colonização vivemos sob uma pluralidade de influências que compõem a história da moda brasileira. São elas a influência européia, principalmente portuguesa, a africana e a indígena. Sendo esta última a primeira de todas, afinal de contas, os povos indígenas já viviam aqui quando o Brasil foi descoberto.

blogModacad-moda-indigena-encontro-portugueses-e-indios Pintura de Theodoro de Bona sobre o encontro dos Portugueses e os Índios

.
Acredito que a história da moda no Brasil comece bem antes da chegada dos portugueses, com a identidade de cada uma das tribos, com seus diferentes trajes, grafismos, pinturas corporais, rituais, entre outros elementos. Tudo isso afeta o universo da moda independente da etnia, pois é a partir das experiências concretas ou subjetivas, das inspirações, do conhecimento da história e da cultura que as mentes criativas da moda desenvolvem suas ideias para as coleções e, não dá para negar, a cultura indígena é uma fonte inesgotável de inspiração.

blogModacad--moda-indigena--cavaleraDesfile Cavalera em 2015 que uniu moda e ritual indígena

.
Atualmente, além de diversos estilistas que criam coleções de roupas e acessórios inspirados na cultura e na arte indígena também encontramos marcas criadas e produzidas pelos próprios indios. Em alguns casos são "collabs", em outros são marcas realmente indígenas. Acredito que a cultura indígena fica melhor representada por quem realmente vive dentro dela, não é mesmo? Então hoje, em nosso post, vamos apresentar algumas destas marcas indígenas:

ARTE AMERÍNDIA

A Arte Ameríndia vende acessórios feitos à mão por diversas tribos indígenas, assim a empresa apoia a preservação das tradições dessas tribos e colabora com a sua subsistência. São lindos colares, brincos, pulseiras e anéis feitos de miçangas que trazem grafismos indígenas e desenhos de animais silvestres. Para comprar as peças é necessário entrar em contato com a empresa pelas redes sociais para solicitar entrega pelos Correios, ou caso esteja em São Paulo, você pode combinar um encontro para conhecer os produtos.

.

blogModacad-moda-ind-gena-Tucum

TUCUM BRASIL

A Tucum Brasil promove a valorização da arte dos povos indígenas do Brasil realizando as vendas e a divulgação de suas peças. No site são vendidos roupas, bijuterias, biojóias, esculturas, cocares, máscaras, bolsas, cestos, quadros e muito mais itens produzidos por mais de 20 tribos indígenas diferentes. O objetivo é gerar renda para suas comunidades e colaborar para preservar seus costumes, cultura e sua arte.
.
blogModacad-moda-ind-gena-WeeenaTikuna

WE'E'ENA TIKUNA ARTE INDÍGENA

A We'e'ena Tikuna Arte Indígena é uma marca de moda indígena produzida por uma nativa da tribo Tikuna Umariaçu no Amazonas. A artista plástica We'e'ena já recebeu diversos prêmios com sua arte e desenvolveu a marca que leva seu nome, é palestrante, nutricionista e também cantora. As roupas são maravilhosas e tem peças masculinas e femininas. Além disso We'e'ena também produz biojóias e peças em cerâmica.
.
blogModacad-moda-ind-gena-Yawanawa

YAWANAWÁ POR LAETICIA

A marca Yawanawá por Laetícia é uma iniciativa da advogada Letícia Borges, especialista em direitos indígenas. Apaixonada por moda, ela se inspirou nos desfiles de 2009 da Armani e da Gucci que utilizaram inspiração indígena em suas coleções, para criar a marca. Letícia contactou a tribo indígena Yawanawá para propor a parceria e desenvolver suas coleções. A marca produz peças em tecidos nobres e estampados ou bordados com os grafismos usados pela tribo, além de acessórios como colares e pulseiras de miçangas e penas.

A conexão da moda indígena com o slow fashion é incrível. Eu como entusiasta do tema amei conhecer tanta beleza e riqueza em forma de moda. O tingimento natural dos tecidos, o delicado e dedicado trabalho de confecção das peças, os desenhos, as cores. É a moda sustentável pura e viva!
.

blogModacad-moda-indigena-arte-amer-ndia-Huni-Kuin Artesã da tribo Huni Kuin fazendo tecelagem em algodão-Foto: Alice Haibara

.
Durante a pesquisa encontrei muitas marcas indígenas que não existem mais. Provavelmente estas pequenas marcas não tiveram sucesso no mercado por falta de visibilidade, de qualificação administrativa e de acesso a recursos financeiros para investirem com sucesso, crescerem e se tornarem conhecidas.

blogModacad-moda-indigena-apresenta--o-indigena Apresentação na abertura dos Primeiros Jogos Mundiais dos Povos Indígenas em 2015

.
Descobrir este universo da arte indígena nos remete às nossas raízes culturais anteriores à colonização portuguesa. Portanto, às nossas raízes mais genuinamente brasileiras.
Por isso decidi continuar as pesquisas e mergulhei em um universo fascinante!
Já estou escrevendo o próximo artigo que será sobre o grafismo da arte indígena em geral e seus significados simbólicos. Você sabia que os desenhos têm significados similares aos das palavras na nossa cultura? Um determinado desenho informa quantos filhos você tem. Outro informa em qual fase da vida você está. Além dos motivos para pintar cada um de seus utensílios, armas, e claro, o próprio corpo. Não perca este próximo post!

blogModacad-moda-indigena--diferentes-tribosAs pinturas corporais fazem parte dos ritos e da comunicação indígena

.
Depois do grafismo, a sequência vai ser sobre pintura

Corporal. Este assunto é tão rico, que vamos dividir a pesquisa por etnia e você vai conhecer tribos e culturas das quais recebemos influência criativa, ainda que não saibamos identificar.

Espero que você goste tanto quanto eu!
A gente se vê nas sequências dois e três!

Por Lívia Monteiro

https://blog.modacad.com.br/influencias-indigenas-na-moda/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI


.